Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_220d255834421422e85ec56f80311d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83000 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizadoEngenharia de produçãoErgonomiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho propõe um ambiente de ensino-aprendizagem que leva em consideração, no ato cognitivo, as características biológicas do ser humano, bem como o seu "modus vivendi"; e que oferece, ao mesmo tempo, as facilidades dos recursos informáticos para aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem. Parte-se do pressuposto que a escola está descontextualizada em relação à sociedade que a engendra e, por isso prepara mal o futuro trabalhador, pois ainda está calcada em antigos e arcaicos paradigmas. Sendo assim, os candidatos ao mercado de trabalho sentem dificuldade em conseguir espaço, pois não são cooperativos e, especialmente, são analfabetos em tecnologia da informação. Neste sentido, crê-se que a escola, como organização, deva estar atenta à demanda do mercado, oferecendo currículos que abranjam as competências exigidas na formação do trabalhador e do cidadão. Assim, é que se propõe um modelo de escola como uma organização de aprendizagem, onde o processo de aprendizagem esteja ancorado no construtivismo. Ou seja, um ambiente onde os alunos, professores e técnico-administrativos possam expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surja novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Em outras palavras, busca-se um ambiente que, além da inteligência convencional, se valorize a inteligência emocional e se adote a cooperação e a co-criação como base de valor, pois tem-se estes princípios como muito importantes no perfil do profissional da Era do conhecimento. Finalmente, com o objetivo de aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem, é que se propõe a utilização de alguns recursos da tecnologia da informação, como meio facilitador para o exercício dos princípios supra mencionados.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Henrique Nou2012-10-19T20:08:48Z2012-10-19T20:08:48Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf181846http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
title |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
spellingShingle |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado Schneider, Henrique Nou Engenharia de produção Ergonomia |
title_short |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
title_full |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
title_fullStr |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
title_full_unstemmed |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
title_sort |
Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado |
author |
Schneider, Henrique Nou |
author_facet |
Schneider, Henrique Nou |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Henrique Nou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ergonomia |
topic |
Engenharia de produção Ergonomia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T20:08:48Z 2012-10-19T20:08:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181846 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000 |
identifier_str_mv |
181846 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651989283766272 |