Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Henrique Nou
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_220d255834421422e85ec56f80311d35
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83000
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizadoEngenharia de produçãoErgonomiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho propõe um ambiente de ensino-aprendizagem que leva em consideração, no ato cognitivo, as características biológicas do ser humano, bem como o seu "modus vivendi"; e que oferece, ao mesmo tempo, as facilidades dos recursos informáticos para aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem. Parte-se do pressuposto que a escola está descontextualizada em relação à sociedade que a engendra e, por isso prepara mal o futuro trabalhador, pois ainda está calcada em antigos e arcaicos paradigmas. Sendo assim, os candidatos ao mercado de trabalho sentem dificuldade em conseguir espaço, pois não são cooperativos e, especialmente, são analfabetos em tecnologia da informação. Neste sentido, crê-se que a escola, como organização, deva estar atenta à demanda do mercado, oferecendo currículos que abranjam as competências exigidas na formação do trabalhador e do cidadão. Assim, é que se propõe um modelo de escola como uma organização de aprendizagem, onde o processo de aprendizagem esteja ancorado no construtivismo. Ou seja, um ambiente onde os alunos, professores e técnico-administrativos possam expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surja novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Em outras palavras, busca-se um ambiente que, além da inteligência convencional, se valorize a inteligência emocional e se adote a cooperação e a co-criação como base de valor, pois tem-se estes princípios como muito importantes no perfil do profissional da Era do conhecimento. Finalmente, com o objetivo de aumentar a efetividade do processo ensino-aprendizagem, é que se propõe a utilização de alguns recursos da tecnologia da informação, como meio facilitador para o exercício dos princípios supra mencionados.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Henrique Nou2012-10-19T20:08:48Z2012-10-19T20:08:48Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf181846http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83000Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
title Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
spellingShingle Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
Schneider, Henrique Nou
Engenharia de produção
Ergonomia
title_short Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
title_full Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
title_fullStr Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
title_full_unstemmed Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
title_sort Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado
author Schneider, Henrique Nou
author_facet Schneider, Henrique Nou
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ergonomia
topic Engenharia de produção
Ergonomia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T20:08:48Z
2012-10-19T20:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181846
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000
identifier_str_mv 181846
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989283766272