A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA DE PAÍS E DE VIDA: O PERCURSO MIGRATÓRIO DE ESTUDANTES IMIGRANTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERES, LUISE BITTENCOURT
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRA, FLECK, CAROLINA FREDDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243901
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória migratória dos estudantes imigrantes haitianos das universidades brasileiras. A partir da pesquisa qualitativa e da utilização da técnica Delphi, que consistiu em um conjunto de perguntas interativas que circularam duas vezes entre treze estudantes imigrantes de três Universidades Federais da região Sul, desenvolveu-se as seguintes categorias de análise: os processos migratórios vivenciados pelos estudantes, a educação como fator decisório e o acesso a emprego, moradia e saúde: dificuldades no Brasil. Como alguns resultados principais tem-se que o fator decisório para o deslocamento migratório foi a oportunidade de estudo no Brasil, aliada a melhores condições de vida. Contudo, as condições vivenciadas pelos estudantes imigrantes não diferiram muito daquela no seu país de origem, como por exemplo dificuldades na busca por emprego, moradia e acesso a saúde. Esta pesquisa contribui para as universidades que recebem imigrantes e refugiados, bem como em implicações teóricas e sociais que evidenciam os efeitos da etnia e do gênero nas trajetórias migratórias, gerando imobilidades entre os/as imigrantes.
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