A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA DE PAÍS E DE VIDA: O PERCURSO MIGRATÓRIO DE ESTUDANTES IMIGRANTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243901 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória migratória dos estudantes imigrantes haitianos das universidades brasileiras. A partir da pesquisa qualitativa e da utilização da técnica Delphi, que consistiu em um conjunto de perguntas interativas que circularam duas vezes entre treze estudantes imigrantes de três Universidades Federais da região Sul, desenvolveu-se as seguintes categorias de análise: os processos migratórios vivenciados pelos estudantes, a educação como fator decisório e o acesso a emprego, moradia e saúde: dificuldades no Brasil. Como alguns resultados principais tem-se que o fator decisório para o deslocamento migratório foi a oportunidade de estudo no Brasil, aliada a melhores condições de vida. Contudo, as condições vivenciadas pelos estudantes imigrantes não diferiram muito daquela no seu país de origem, como por exemplo dificuldades na busca por emprego, moradia e acesso a saúde. Esta pesquisa contribui para as universidades que recebem imigrantes e refugiados, bem como em implicações teóricas e sociais que evidenciam os efeitos da etnia e do gênero nas trajetórias migratórias, gerando imobilidades entre os/as imigrantes. |
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A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA DE PAÍS E DE VIDA: O PERCURSO MIGRATÓRIO DE ESTUDANTES IMIGRANTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL DO BRASILEsta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a trajetória migratória dos estudantes imigrantes haitianos das universidades brasileiras. A partir da pesquisa qualitativa e da utilização da técnica Delphi, que consistiu em um conjunto de perguntas interativas que circularam duas vezes entre treze estudantes imigrantes de três Universidades Federais da região Sul, desenvolveu-se as seguintes categorias de análise: os processos migratórios vivenciados pelos estudantes, a educação como fator decisório e o acesso a emprego, moradia e saúde: dificuldades no Brasil. Como alguns resultados principais tem-se que o fator decisório para o deslocamento migratório foi a oportunidade de estudo no Brasil, aliada a melhores condições de vida. Contudo, as condições vivenciadas pelos estudantes imigrantes não diferiram muito daquela no seu país de origem, como por exemplo dificuldades na busca por emprego, moradia e acesso a saúde. Esta pesquisa contribui para as universidades que recebem imigrantes e refugiados, bem como em implicações teóricas e sociais que evidenciam os efeitos da etnia e do gênero nas trajetórias migratórias, gerando imobilidades entre os/as imigrantes.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:35:45Z2023-01-19T15:35:45Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243901PERES, LUISE BITTENCOURTADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA CERQUEIRAFLECK, CAROLINA FREDDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:35:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:35:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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