Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pich, Santiago
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93328
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2009.
id UFSC_223bbe898e11a7761a7fcdacd844e8d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93328
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPich, SantiagoAssmann, Selvino José2012-10-24T20:31:35Z2012-10-24T20:31:35Z20092009267244http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93328Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2009.O neopentecostalismo é o movimento religioso brasileiro de maior expressão na alta modernidade. As análises sociológicas realizadas sobre ele a partir da segunda metade da década de 1990 se pautam, via de regra, muito mais pelo julgamento a partir de princípios teológicos, que por uma sincera tentativa de compreender essa manifestação religiosa como uma genuína expressão da modernidade. Compreendemos o neopentecostalismo como um movimento religioso que, paralelamente, afirma a modernidade e se afirma na modernidade. Nos valendo do conceito de secularização como operador de passagem de forças transcendentes para o plano imanente, concebemos a modernidade como um período histórico que sacraliza a imanência. Nesse contexto, identificamos a política, a economia e biomedicina como terrenos privilegiados em que esse processo se materializa. A modernidade é, assim entendemos, um período em que o religioso permanece presente na esfera pública sob outras roupagens, e que se orienta por um telos de cura imanente do ser humano e do mundo. A partir desses pressupostos, sustentamos a hipótese de que o neopentecostalismo re-institucionaliza na esfera religiosa os registros da economia e da cura dos indivíduos, e localiza a salvação na tensão entre a imanência e a transcendência, dando primazia à imanência. As idéias que fundamentam esse processo se encontram nos dois principais registros teológicos neopentecostais: a teologia da guerra espiritual e a teologia da prosperidade. O corpo é o espaço atravessado pelos diferentes vetores teológicos do neopentecostalismo, e nele se realiza a salvação imanente. Dessa maneira situamos nosso objeto de estudo: a multivocalidade do corpo no registro da cura como salvação imanente no neopentecostalismo brasileiro, com o qual nos confrontamos em perspectiva interdisciplinar. Como fontes empíricas para a nossa pesquisa nos valemos tanto de procedimentos etnográficos realizados na Catedral da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) da cidade de Florianópolis - SC, quanto da produção bibliográfica do líder da IURD, Edir Macedo, e da auto-biografia de um ex-pastor da IURD. A partir da nossa relação com o objeto, identificamos no projeto Homo Sacer do filósofo italiano Giorgio Agamben um instigante e original horizonte interpretativo para as diversas expressões do corpo no neopentecostalismo brasileiro. Constatamos que a entrada do fiel na igreja pressupõe a entrega (e a captura) da sua vida ao poder absoluto do Soberano que ali reina, e às mãos dos especialistas religiosos que governam esse espaço. O templo neopentecostal é um campo, no qual toda e qualquer intervenção sobre o corpo torna-se possível. A identificação do fiel com o corpo doutrinário neopentecostal também leva o indivíduo a sacralizar o agir com vistas à produção, a operosidade, por objetivar a glorificação de Deus. O dinheiro, enquanto potência divina imanentizada e fruto do agir produtivo, é o mais importante sacrifício que deve ser feito, mediando as relações entre o humano e o divino. Nos perguntamos, se a relação com o corpo a partir da devoção à produção e da entrega da vida a um poder absoluto de vida e morte, não podem sinalizar, no limite da subjetivação absoluta brechas para a expressão da subjetividade. Neopentecostalism is the most important brazilian religious movement of the late modernity. Sociological analysis on that religious expression produced from the second half of the 1990 decade are more frequently judgments based on theological conceptions, than attempts to comprehend it as an genuine expression of modernity. We conceive neopentecostalism as an religious movement, which reinforce modernity, as much as reinforce itself in the modernity. Using secularization concept as an operator which enable transferring forces from transcendence to immanence, we conceive modernity as a historical period that sacralize immanence. On that context, we identify politics, economics and biomedicine as most proper fields in which that process became real. Modernity is, so our understanding, as a historical period in which the religious assumed different faces and is oriented by a telos of immanent cure of the human being and the world. Based on those presupposes, we defend the hypothesis that neopentecostalism reintroduce the vectors of economics and healing of individuals in religious field, as well as localize salvation in the tension between immanence and transcendence, focusing, nevertheless, on immanence. The ideas which base that process are located in the two theological constructs: the theology of spiritual battle and the health and wealth gospel. The body is transverse by of both theologies and in it occurs the immanent salvation. So we delimitate our research object: the multiplicity of expressions of body in the brasilian pentecostalism in the process of integral cure as immanent salvation, assuming our relationship with the research object interdisciplinary. As empirical basis we use also ethnographical procedures accomplished in the International Church of God Kingdom's Cathedral (ICGK) in Florianópolis - SC, as well as the large bibliography produce by the leader of ICGK, Edir Macedo, and an autobiography of a formed pastor. Based on our confrontation with the research object, we conceive the project Homo Sacer of Italian philosopher Giorgio Agamben, as a instigated and original interpretation horizon for the different body expressions in brasilian neopentecostalism. We evidenced that entrance of an individual in a neopentecostal church implicates offering (and capturing) its life to absolute power of Sovereign that reigns in that place, as well to the hands of the religious agents that govern the church. Neopentecostal temple is a field, in which every intervention on body is possible. The follower identification with neopentecostal doctrinal principles leads individual to sacralize productive acting, operosity, because is oriented to glorificate God. Money, as a immanent divine power and result of productive acting, is the most important sacrifice which is to do, mediating relationship between God and the human beings. We ask ourselves, if the relationship with the body based on the devotion to production and the unconditional offer of itself to an absolute power of life and dead, could be, in the limit of total subjetivation, a gap for subjectivity.porFlorianopolis, SCCiências HumanasNeopentecostalismoCuraSecularização (Teologia)CorpoExtra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL267244.pdfapplication/pdf3252103https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/1/267244.pdf6460bbdfd18eab6559bf63bbbdae55d0MD51TEXT267244.pdf.txt267244.pdf.txtExtracted Texttext/plain1104968https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/2/267244.pdf.txt17c61bf9eea09089689eb126895b55c8MD52THUMBNAIL267244.pdf.jpg267244.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/3/267244.pdf.jpg43725e1bdba1f89878e990635fc3d89bMD53123456789/933282013-05-01 00:36:52.113oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:36:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
title Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
spellingShingle Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
Pich, Santiago
Ciências Humanas
Neopentecostalismo
Cura
Secularização (Teologia)
Corpo
title_short Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
title_full Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
title_fullStr Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
title_full_unstemmed Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
title_sort Extra corpus nulla salus: a encruzilhada entre corpo, secularização e cura no neopentecostalismo brasileiro
author Pich, Santiago
author_facet Pich, Santiago
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pich, Santiago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assmann, Selvino José
contributor_str_mv Assmann, Selvino José
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
Neopentecostalismo
Cura
Secularização (Teologia)
Corpo
topic Ciências Humanas
Neopentecostalismo
Cura
Secularização (Teologia)
Corpo
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T20:31:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T20:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93328
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 267244
identifier_str_mv 267244
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianopolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianopolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/1/267244.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/2/267244.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93328/3/267244.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6460bbdfd18eab6559bf63bbbdae55d0
17c61bf9eea09089689eb126895b55c8
43725e1bdba1f89878e990635fc3d89b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805112353718272