Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rivero, Andréa Simões
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_228f4b78612727a39ee006e55a817670
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80411
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /EducaçãoEducação infantilEducacao pre-escolarSanta CatarinaProfessores -Santa CatarinaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este trabalho investigou a formação dos professores de Educação Infantil a partir das visões de criança, de professor e de educação infantil durante as duas décadas da Habilitação de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da UFSC. Os pontos de vista dos alunos e dos professores são as fontes mais significativas na pesquisa realizada. Os anos 80 na habilitação foram marcados por duas vertentes contrárias. Uma defendia concepções assistencialistas, outra, sintonizada com os avanços teóricos do momento, fazia críticas a esse modelo e propunha uma pré-escola com função pedagógica. Surge então uma visão que ressalta "as possibilidades da criança", ao invés de concebê-las como carentes, consolidando uma perspectiva crítica na habilitação. Nos anos 90 há evidências de uma unidade teórica. A busca da especificidade da educação das crianças de 0 a 6 anos marca a formação, produzindo avanços na compreensão do pedagógico, em direção a uma perspectiva integrada do processo educativo (binômio cuidar e educar). Essa investigação permite dizer que a habilitação vem propiciando aos seus alunos uma rica discussão teórica, fruto de um permanente diálogo com as produções recentes da área. Contudo, as alunas reivindicam uma maior aproximação das crianças durante a formação em educação infantil.Florianópolis, SCCerisara, Ana BeatrizUniversidade Federal de Santa CatarinaRivero, Andréa Simões2012-10-18T13:53:56Z2012-10-18T13:53:56Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177294http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:16:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80411Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:16:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
title Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
spellingShingle Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
Rivero, Andréa Simões
Educação
Educação infantil
Educacao pre-escolar
Santa Catarina
Professores -
Santa Catarina
Formação
title_short Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
title_full Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
title_fullStr Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
title_full_unstemmed Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
title_sort Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
author Rivero, Andréa Simões
author_facet Rivero, Andréa Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerisara, Ana Beatriz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rivero, Andréa Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Educacao pre-escolar
Santa Catarina
Professores -
Santa Catarina
Formação
topic Educação
Educação infantil
Educacao pre-escolar
Santa Catarina
Professores -
Santa Catarina
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T13:53:56Z
2012-10-18T13:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 177294
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411
identifier_str_mv 177294
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652102795264000