Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231102
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_229c732125ae4f22192f349ac2684f7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231102
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSpudeit, Daniela Fernanda Assis de OliveiraVitorino, Elizete Vieira2022-02-14T13:33:02Z2022-02-14T13:33:02Z2021374019https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231102Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa propõe diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação nas pessoas em situação de rua para o acesso e uso de informações em bibliotecas públicas. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar, segundo a literatura, grupos vulneráveis, população em situação de rua, competência em informação e bibliotecas públicas, mapear os serviços e produtos informacionais oferecidos pelas bibliotecas públicas para atender a população de rua e analisar o perfil, as características, as necessidades e as dificuldades das pessoas em situação de rua de Florianópolis no que tange ao uso e acesso à informação. Caracteriza-se como pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e, exploratória. Quanto aos meios e fins utilizados foi uma pesquisa bibliográfica e envolveu coleta de dados por meio de entrevistas com pessoas em situação de rua atendidas na Passarela da Cidadania pelo Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), instituição sem fins lucrativos conveniada a Prefeitura de Florianópolis. Para tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, apresenta-se as diretrizes baseadas em quatro categorias que envolvem a equipe, a estrutura física das bibliotecas públicas, as parcerias, as necessidades e as dificuldades das pessoas em situação de rua, para que gestores e equipes de bibliotecas públicas possam desenvolver um programa de competência em informação para esse grupo de pessoas. Além disso, apresenta-se também um modelo para desenvolvimento da competência em informação para esse grupo socialmente vulnerável, a partir de seis etapas, pautado na dimensão técnica. Conclui que seja possível instrumentalizar as equipes de bibliotecas públicas para planejar programas de competência em informação direcionados para pessoas em situação de rua. Espera-se que essa pesquisa contribua para minimizar a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua por meio da proposta de ações que podem ser promovidas por bibliotecas públicas no que tange ao acesso e uso da informação para a construção do conhecimento, identidade e autonomia, de modo a permitir a efetiva inclusão social desse grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.Abstract: This research aims to propose guidelines for the development of information literacy in homeless people for the access and use of information in public libraries from the understanding that involves public policies for homeless people. From this, as specific objectives, we sought to characterize vulnerable groups, population in street situation, information literacy and public libraries, mapping informational services and products offered by public libraries to serve the street population and analyze the profile, the characteristics, needs and difficulties of homeless people of Florianopolis regarding the use and access to information. It is characterized as applied research, with a qualitative approach, of descriptive and exploratory nature. As for the means and ends used, it is bibliographic research and involved data collection by means of interviews with homeless people who are assisted at Passarela da Cidadania by the Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (NURREVI), a non-profit institution under a partnership with the Florianópolis City Hall. For data treatment, Bardin's content analysis technique was used. As a result, it presents guidelines based on four categories that involve the staff, the physical structure of public libraries, partnerships, and the needs and difficulties of homeless people, so that public library managers and staff can develop an information literacy program for this group of people. In addition, a model for developing information literacy for this socially vulnerable group is also presented, based on six stages and guided by the technical dimension. Thus, it is believed that it is possible to provide public library staff with the tools to plan information literacy programs directed to homeless people. It is expected that this research will contribute to minimize the vulnerability of homeless people through the proposal of actions that can be promoted by public libraries regarding the access and use of information for the construction of knowledge, identity, and autonomy in order to allow the effective social inclusion of this group of people in situations of social vulnerability.423 p.| il., gráfs., tabs.porCiência da informaçãoLetramento informacionalPessoas em situação de ruaVulnerabilidadeBiblioteca PúblicaDiretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de ruainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0282-T.pdfPCIN0282-T.pdfapplication/pdf13883212https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231102/-1/PCIN0282-T.pdfec02ecf7c6684055975609b9200afe02MD5-1123456789/2311022022-02-14 10:33:02.904oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231102Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
title Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
spellingShingle Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
Ciência da informação
Letramento informacional
Pessoas em situação de rua
Vulnerabilidade
Biblioteca Pública
title_short Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
title_full Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
title_fullStr Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
title_full_unstemmed Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
title_sort Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua
author Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
author_facet Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Spudeit, Daniela Fernanda Assis de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitorino, Elizete Vieira
contributor_str_mv Vitorino, Elizete Vieira
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Letramento informacional
Pessoas em situação de rua
Vulnerabilidade
Biblioteca Pública
topic Ciência da informação
Letramento informacional
Pessoas em situação de rua
Vulnerabilidade
Biblioteca Pública
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231102
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 374019
identifier_str_mv 374019
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 423 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231102/-1/PCIN0282-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec02ecf7c6684055975609b9200afe02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805063570817024