O preço da modernidade: produtos e hábitos ingleses no Brasil oitocentista
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228541 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
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O preço da modernidade: produtos e hábitos ingleses no Brasil oitocentistaModernizaçãoConsumoBrasil e InglaterraTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. HistóriaEste trabalho busca analisar a influência britânica na política e economia brasileira no século XIX, e quais as consequências dessa no consumo de bens materiais e imateriais na sociedade. A ideia central é de que a presença inglesa no Brasil não só foi fundamental para o início da industrialização no país e no surgimento das principais obras de infraestrutura durante os anos 1800, mas que o contato com a cultura europeia também introduziu na sociedade brasileira, em destaque na população urbana e burguesa, gostos e preferências inéditas no que tange alimentação, habitação, vestuário, entre outros hábitos como práticas de esporte e higiene. O trabalho parte de uma contextualização do expansionismo inglês pelo atlântico e como a busca por matérias primas e mercados consumidores pautou as relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra. Então a questão do consumo de produtos ingleses no país é abordada. A análise é feita a partir de revisões bibliográficas em conjunto com investigações de anúncios em recortes de jornais das principais cidades brasileiras do século XIX. O trabalho busca investigar como o consumo de bens e hábitos estrangeiros se concentrava entre os membros da elite social e econômica brasileira, mas também existia em maior ou menor escala entre todo o resto da população, mesmo nas camadas mais pobres. Por fim, endereçamos como a vinda desses produtos e costumes funcionaram para criar um mercado consumidor de bens ingleses no Brasil, e como os conceitos de modernidade e civilização foram sendo moldados pelo consumo.Florianópolis, SCFilho, Henrique Espada Rodrigues LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, João Francisco da Luz2021-10-01T15:09:40Z2021-10-01T15:09:40Z2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228541info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-01T15:09:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228541Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-01T15:09:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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