O acesso e a permanência do aluno surdo na pós-graduação: questões linguísticas e educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Lucia Lima da Costa Pimenta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169523
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015
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spelling O acesso e a permanência do aluno surdo na pós-graduação: questões linguísticas e educacionaisLingüísticaSurdosEstudo e ensino (Superior)SurdosEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015Esta pesquisa constitui-se num estudo de caso, realizado sob a perspectiva sócio-histórica, com natureza qualitativa. A técnica empreendida foi a de entrevistas semiestruturadas realizadas com os tutores presenciais e a distância do Curso EaD de Letras-Português - UFSC, segunda edição. O objetivo primordial deste estudo é o de conhecer a importância dos fenômenos da afetividade e do dialogismo para as interlocuções instituídas entre os sujeitos (tutores presenciais-tutores a distância-alunos) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) do Curso em questão, e nos encontros presenciais das disciplinas. As principais bases teóricas consultadas foram: Freire (1967; 1987 [1970]; 1996); Vygotsky (1993; 2000); Rogers (1975); Knowles et. al. (1998) a respeito da educação com bases afetivas e centrada na pessoa; Bakthin (2006 [1979]; 1997 [1979]); Geraldi (2010a; 2010b); Ponzio (2010); e Signorini (1998) acerca do dialogismo; Moore; Kearsley (2007); Peters (2001); Aretio (1994; 1997); Belloni (1999); Lévy (1999); e Nunes (2009) tratando-se de assuntos específicos à EaD; Freitas (2002; 2003); Bauer; Gaskell (2007); e Yin (2001) em referência às pesquisas qualitativas de natureza sócio-histórica. As entrevistas com ambos os tipos de tutores foram realizadas via e-mail e eram compostas, a princípio, por um roteiro de seis perguntas discursivas, enviadas uma a uma a cada sujeito-respondente. Foram convidados a participar da pesquisa todos os vinte e nove tutores presenciais e a distância que atuaram no primeiro trimestre letivo do ano de 2013. Destes, treze eram tutores presenciais e dezesseis eram tutores a distância. Embora todos os sujeitos tenham aceitado participar do estudo, os que concluíram a entrevista foram vinte e cinco tutores, doze presenciais e treze a distância. Os dados gerados pelas entrevistas revelaram que os fenômenos investigados - afetividade e dialogismo - são considerados fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem no Curso acompanhado. O dialogismo, entretanto, destaca-se como sendo o objeto mais importante em dois depoimentos. Nos demais, ambos os eventos são tidos como equânimes. O AVEA é o meio mais utilizado na instituição de conversações entre tutores a distância-alunos. No caso dos tutores de polo, tanto o moodle quanto os encontros face a face são tidos como os principais canais de comunicação entre educador-estudante. Os dados ainda apontaram que as demais relações entre tutor presencial-tutor a distância e aluno-aluno mostraram-se14pouco significativas. E, no caso específico das interações entre os alunos, observou-se que estas ainda são pouco exploradas via AVEA.<br>Abstract : This research is composed by a study of case, carried out under the social-historical approach. This action was a qualitative one, undertaken through the technique of semi-structured interviews which were realized with both types of tutors: in-person ones and distance ones. These informants worked during the second edition of a Distance Education (DE) Course of Letras-Português at UFSC University. The mainly objective of this action was based in knowing the importance of the affectivity phenomena and the dialogic phenomena to establish dialogues between the subjects (in-person tutors-distance tutors-students) in the Virtual Learning Environment (VLE), as in-person classes. The most important authors consulted were: Freire (1967; 1987 [1970]; 1996); Vygotsky (1993; 2000); Rogers (1975); and Knowles et. al. (1998), who regarding the affective-based education and person-centered education; Bakthin (2006; [1979]; 1997 [1979]); Geraldi (2010a; 2010b); Ponzio (2010); and Signorini (1998) who wrote about dialogism; Moore; Kearsley (2007); Peters (2001); Aretio (1994); Belloni (1999); Lévy (1999); and Nunes (2009), these were writers who work with DE and finally, Freitas (2002; 2003); Bauer; Gaskell (2007); and Yin (2001), whose studies made references to the qualitative researches with a socio-historical nature. The interviews made with both types of tutors were conducted via e-mail and were composed, in principle, by a script containing an essay of six questions. They were sent one by one to each respondent-subject. The invitations were directed to all the twenty-nine in-person tutors and distance ones those acted in the first quarter of the school year of 2013. Of these, thirteen were in-person tutors and sixteen were distance tutors. Although all subjects have accepted to participate of this study, those which concluded the interviews were a number of twenty five tutors; twelve, in-person tutors and thirteen, distance tutors. The generated data acquiring from the interviews revealed that the both phenomena investigated - affectivity and dialogism - were considered fundamental to the teaching and learning process in the observed environment. The dialogic perspective stands out as more important than affectivity one in two statements. In the others, both events are regarded as equitable. The interviews showed that the VLE is the most used task to establish conversations between distance tutors-students. In the case of in-person tutors, both tools the moodle as the live meetings are taken as the main channels used in communication between tutors-students. The data still16pointed that the other relationships, like those what happens between in-person tutor-distance tutor and between student-student, were poor and in the case of interactions built among the students, it was also observed as being little stimulated through VLE.Santana, Ana Paula de OliveiraMartins, Sandra Eli Sartoreto de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMonteiro, Ana Lucia Lima da Costa Pimenta2016-10-19T13:05:03Z2016-10-19T13:05:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 p.| il, grafs., tabs.application/pdf340627https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169523porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:05:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169523Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:05:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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