Reminiscence of images: representation of Shakespeare?s Ophelia in Western Art.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214532 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019. |
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Reminiscence of images: representation of Shakespeare?s Ophelia in Western Art.Língua inglesaLiteratura inglesaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2019.Abstract: The dissertation addresses the plethora of visual images produced about Ophelia, one of the two female characters in William Shakespeare?s play The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark, throughout Western Art. Ophelia was represented by neoclassicists, romantics, Victorians, expressionists, surrealists, symbolists, cubists and postmodern artists, having become an icon. This phenomenon seems to indicate that Ophelia is an especially intriguing dramatic character who has attracted the attention of artists throughout the centuries. Drawing mainly on the idea of ?survival?, as theorized by Aby Warburg and George Didi-Huberman, this research carries on the investigation about the visual representation of this fascinating character who keeps surviving throughout the time in Art. The present research concludes that her visual representations allow for a diversity of interpretations that change according to culture, place and time. Ultimately, I have verified that the history of Ophelia?s representation in Western Art demonstrates that the character broke free from the text, gaining her own independence and significance.<br>Esta dissertação aborda a pletora de imagens visuais produzidas sobre Ofélia, uma das duas personagens femininas na peça de William Shakespeare, A tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, na arte ocidental. Ofélia foi representada por artistas neoclássicos, românticos, vitorianos, expressionistas, surrealistas, simbolistas, cubistas e pós-modernos, tornando-se um ícone. Tal fenômeno parece indicar que Ofélia seja uma personagem dramática especialmente intrigante, que tem atraído a atenção de artistas através dos séculos. Recorrendo sobretudo ao conceito de ?sobrevivência?, teorizado por Aby Warburg e Georges Didi-Huberman, esta pesquisa desenvolve uma investigação acerca das representações visuais dessa personagem fascinante, que segue sobrevivendo na arte através do tempo. A presente pesquisa conclui que as representações visuais dessa personagem permitem uma diversidade de interpretações que se alteram de acordo com a cultura, o local e o tempo. Em última instância, a investigação constata que a história da representação de Ofélia na arte ocidental demostra que a personagem livra-se do texto e conquista sua própria independência e significação.<br>O'Shea, José Roberto BastoUniversidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Marina Martins2020-10-21T21:06:40Z2020-10-21T21:06:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis331 p.| il.application/pdf368700https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214532engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214532Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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