Humanização em ambientes hospitalares: estudo de caso em internação pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerchner, Isabela Guesser Schmitt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215326
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
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A pesquisa apresenta caráter qualitativo e adotou uma abordagem multimétodos, com o propósito de ampliar a visão do objeto de estudo e, ainda, obter resultados que se complementassem. Como parte da revisão bibliográfica foram estudadas as características dos pacientes ? desenvolvimento da criança e do adolescente -, o processo de percepção e comportamento socioespacial e os conceitos de humanização hospitalar. Os procedimentos metodológicos selecionados tiveram como objetivo avaliar o ambiente construído ? a partir de visitas exploratórias, observação do comportamento e observação dos traços físicos ? e, obter a percepção dos usuários acerca do objeto de estudo por meio dos métodos de inquirição. Dessa forma, as visitas exploratórias possibilitaram verificar se os ambientes avaliados ? quartos de internação e salas do espaço educativo - atendiam a legislação vigente. Os métodos de observação do ambiente sintetizam a percepção da pesquisadora sobre o ambiente físico, através da observação da relação pessoa-ambiente e dos traços físicos, estruturados a partir dos componentes de humanização sob a ótica da Ergonomia e da Psicologia Ambiental. Os métodos de inquirição permitiram diferentes reflexões acerca da percepção dos diferentes grupos de usuários: pacientes, funcionários e acompanhantes. As informações obtidas foram organizadas por diferentes categorias de análise, dentre elas destaca-se: percepção sobre o espaço físico, preferência dos leitos, elementos que influenciam na qualidade do ambiente, preferência por quartos coletivos ou individuais e atributos ambientais primordiais para os pacientes nos quartos de internação. Os resultados dos diferentes métodos possibilitaram análises textuais, em forma de tabelas e fotografias, e análise estatística. A análise dos dados, portanto, utilizou análise de conteúdo e matriz de descobertas, esta última com o intuito de sintetizar os resultados pelos diferentes métodos adotados, registrados em formato legível espacialmente através de indicações em plantabaixa. Como resultado foi possível estabelecer a relação entre os componentes de humanização e as necessidades dos diferentes usuários. Além disso, a discussão dos resultados levou à proposição de diretrizes projetuais para a unidade de internação pediátrica segundo os princípios de humanização.Abstract: This dissertation assumes that the characteristics of the environment impact on health and influence the well-being and recovery of the patient. It presents a case study conducted in a pediatric hospital, and aims to identify which environmental attributes influence the perception of well-being of users during pediatric hospitalization. These environmental attributes can be identified in features present in Architecture, Interior Design and also referring to space regulators. The research has a qualitative character and adopted a multimethod approach, with the purpose of broadening the view of the object of study and also obtaining complementary results. As part of the literature review, the characteristics of patients - child and adolescent development - the process of perception and socio-spatial behavior and the concepts of hospital humanization were studied. The selected methodological procedures aimed to evaluate the built environment - from exploratory visits, behavior observation and observation of physical traits - and to obtain users perception of the object of study through the methods of inquiry. Thus, the exploratory visits made it possible to verify whether the environments evaluated - hospitalization rooms and rooms of the educational space - met the current legislation. The environment observation methods synthesize the researcher's perception about the physical environment, through the observation of the person-environment relationship and the physical traits, structured from the humanization components from the perspective of Ergonomics and Environmental Psychology. The methods of inquiry allowed different reflections on the perception of different groups of users: patients, employees and caregivers. The information obtained was organized by different categories of analysis, including: perception of physical space, preference of beds, elements that influence the quality of the environment, preference for collective or individual rooms and primary environmental attributes for patients in the rooms of hospitalization. The results of the different methods allowed textual analysis, in the form of tables and photographs, and statistical analysis. The data analysis, therefore, used content analysis and discovery matrix, the latter in order to synthesize the results by the different methods adopted, recorded in a spatially readable format through indications in floor plan. As a result, it was possible to establish the relationship between the humanization components and the needs of the different users. In addition, the discussion of the results led to the proposition of design guidelines for the pediatric inpatient unit according to the principles of humanization.Ely, Vera Helena Moro BinsKerchner, Isabela Guesser Schmitt2020-10-21T21:15:28Z2020-10-21T21:15:28Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 p.| il.application/pdf369442https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215326porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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