Trabalho em equipe na cultura de segurança do paciente em atendimento pré-hospitalar: avaliação por simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrente, Gisele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214487
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTorrente, GiseleBarbosa, Sayonara de Fátima Faria2020-10-21T21:06:02Z2020-10-21T21:06:02Z2019364276https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214487Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.A avaliação da cultura de segurança é prática em instituições de alta confiabilidade e ganhou adesão das instituições de saúde como estratégia para garantir a segurança do paciente e a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Este estudo teve como objetivo avaliar a cultura de segurança do paciente com foco na dimensão de trabalho em equipe nas unidades de atendimento pré-hospitalar móvel, utilizando como estratégia a simulação. Compondo os elementos textuais de fundamentação teórica, inicialmente procedeu-se a uma revisão integrativa na literatura em busca de instrumento para análise da cultura de segurança aplicável ao ambiente pré-hospitalar identificando o instrumento Safety Attitudes Questionare ? Emergency Medical Service ? SAQ-EMS como o mais adequado. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa bibliométrica para conhecer o uso da simulação nas pesquisas em saúde envolvendo a enfermagem, identificando o pioneirismo da região Sul, abordagem da simulação envolvendo a educação e a ascensão a partir de 2016. Com o instrumento SAQ-EMS, foi avaliada a cultura de segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar móvel para pontuar as dimensões consideradas frágeis e fortes no grupo. Participaram dessa etapa 97 profissionais de saúde do serviço e um gestor administrativo. Evidenciou-se como fortaleza a dimensão de satisfação no trabalho e o trabalho em equipe, e como um dos pontos de melhoria, a dimensão de condições de trabalho e clima de segurança. Ao identificar o comportamento referente a cultura de segurança do SAMU Manaus, prosseguiu-se ao processo criativo da simulação, baseada no modelo de boas práticas de simulação e adoção do modelo mental de obstrução de via aérea por corpo estranho ? leve no paciente adulto participante e acompanhante participante e as intervenções em consonância com o protocolo ministerial do SAMU. Simultaneamente, foi desenvolvido o instrumento de análise comportamental do trabalho em equipe contendo seis questões baseadas no questionário Safety Atittudes Questionnaire - Emergency Medical Service para avaliação do grau de concordância em uma escala likert de cinco pontos. A avaliação do instrumento deu-se por dois juízes de expertise em atendimento pré-hospitalar, segurança do paciente e simulação, com tempo superior a 2 anos. As etapas de aplicação do SAQ-EMS, processo criativo, desenvolvimento do instrumento de análise do trabalho em equipe aplicado a simulação e as simulações ocorreram no período de fevereiro a dezembro de 2018 e a pesquisa de campo foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de SantaCatarina. Foram executadas quatro simulações envolvendo oito profissionais de saúde do suporte básico de vida. Considerou-se satisfatório o desempenho dos participantes na simulação e o instrumento proposto de fácil compreensão e preenchimento, porém com necessidade de ajustes do conteúdo, amostra mais robusta e intenção de testes de validação e replicação em outros estudos da mesma temática. Concluiu-se nesta tese que a simulação pode ser utilizada para avaliar as habilidades não técnicas, sendo necessário elaborar um roteiro respeitando os itens de boas práticas na simulação e para a sua avaliação um instrumento com foco na temático escrito de forma clara, conciso e de fácil preenchimento.<br>Abstract : The evaluation of the safety culture is practical in institutions of high reliability and has gained adherence of the health institutions as a strategy to guarantee the safety of the patient and the improvement in the quality of the services provided. This study aimed to evaluate the patient?s safety culture focused on teamwork dimension in the mobile pre-hospital care units, using as the simulation strategy. Composing the textual elements of theoretical foundation, an integrative review was initially made in the literature in search of an instrument to analyze the safety culture applicable to the prehospital environment, identifying the Safety Attitudes Questionare - SAQ-EMS instrument as the most appropriate. Later, a bibliometric survey was conducted to know the use of simulation in health research involving nursing, identifying the pioneerism of the southern region, approach to simulation involving education and the rise from 2016. With the SAQ-EMS instrument, evaluated the safety culture of the patient in the mobile pre-hospital care to score the dimensions considered fragile and strong in the group. 97 health professionals from the service and an administrative manager participated in this stage. The dimension of job satisfaction and teamwork was highlighted as a strength, and as one of the points of improvement, the dimension of working conditions and safety climate. By identifying the behavior regarding the safety culture of the SAMU Manaus, we continued the creative simulation process, based on the model of good simulation practices and adoption of the mental model of airway obstruction by foreign body - mild in the adult patient participant and accompanying participant and the interventions in consonance with the ministerial protocol of the SAMU. At the same time, the instrument of behavioral analysis of teamwork was developed, containing six questions based on the Safety Atittudes Questionnaire - Emergency Medical Service questionnaire to assess the degree of agreement on a five-point likert scale. The evaluation of the instrument was done by two judges of expertise in prehospital care, patient safety and simulation, with a time superior to 2 years. The SAQ-EMS implementation stages, the creative process, the development of the teamwork analysis instrument applied to the simulation and the simulations took place from February to December of 2018 and the field research was approved by the Ethics and Research Committee of the University of Santa Catarina. Four simulations involving eight health professionals of the basic life support were executed. It was considered satisfactory performance of the participants in thesimulation and the proposed instrument easy to understand and fill, but in need of content settings, more robust sample and intention of validation testing and replication in other studies of the same topic. It was concluded in this thesis that the simulation can be used to evaluate the non-technical skills, being necessary to elaborate a script respecting the items of good practices in the simulation and for its evaluation an instrument focused on the theme written topic in a clear, concise and easy filling.191 p.| il., gráfs., tabs.porEnfermagemServiços médicos de emergênciaSegurança do pacienteTrabalho em equipe na cultura de segurança do paciente em atendimento pré-hospitalar: avaliação por simulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPNFR1123-T.pdfPNFR1123-T.pdfapplication/pdf5472800https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214487/-1/PNFR1123-T.pdffec27f5f988aa46f78290d51edd4c4bbMD5-1123456789/2144872020-10-21 18:06:02.237oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214487Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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