"Aulas presenciais, só com segurança sanitária": uma etnografia sobre as regulamentações educacionais e vivências de professoras e professores durante a pandemia em Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Giovanna Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247745
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.
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spelling "Aulas presenciais, só com segurança sanitária": uma etnografia sobre as regulamentações educacionais e vivências de professoras e professores durante a pandemia em Florianópolis/SCAntropologia socialCOVID-19PandemiasProfessoresEscolas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.Esta dissertação trata-se de uma pesquisa realizada de 2020 a 2022, acompanhando acontecimentos relacionados à educação em Florianópolis, capital de Santa Catarina, em meio à pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada a partir de vivências de professoras e professores da rede pública de Florianópolis em relação às regulamentações governamentais no âmbito municipal, estadual e federal. O objetivo da pesquisa foi compreender como as constituições de tais regulamentações e posicionamentos governamentais afetaram aquelas e aqueles que praticam a arte de ensinar. A partir do olhar antropológico, realizei esta pesquisa compreendendo a relação destas vivências de modo a impactar a educação na capital, influenciando, por exemplo, a greve de 2021 e a liberação antecipada da vacinação a professoras e professores. Além disso, o período de 2020 ocorreu com o ensino virtual, 2021 com o ensino híbrido e, por fim, 2022 com o ensino presencial. O estudo de campo foi realizado em primeiro momento virtualmente, posteriormente acompanhando assembleias presenciais e, por fim, com um grupo focal online.Abstract: This dissertation is a study carried out from 2020 to 2022, following events related to education in Florianópolis, capital of Santa Catarina, during the Covid-19 pandemic. This research focuses on the experiences of professors of the public education system of Florianópolis, in relation to the governmental regulations of the municipality, state and federal. The objective of this research was to understand how the constitutions of these norms and governmental postures affect those who practice the art of teaching. From an anthropological approach, I conducted this study understanding the relationship of these experiences to impact education in the capital, thus influencing, for example, 2021 teachers' strike and the early release of vaccination for teachers. Additionally, the period of 2020 was marked by virtual teaching, 2021 by hybrid teaching and, finally, 2022 by face-to-face teaching. The field survey was performed at first virtually, then following the face-to-face assemblies and finally, with an online focus group.Santos, Flavia MedeirosUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Giovanna Barros2023-06-28T18:27:55Z2023-06-28T18:27:55Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis64 p.| il.application/pdf381919https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247745porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T18:41:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247745Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-30T18:41:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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