O PROCESSO DEMOCRÁTICO DE AVALIAÇÃO COMO MEIO DE BENEFICIAR A SOCIEDADE E OS INTEGRANTES DA INSTITUIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sermann, Lucia Izabel Czerwinka
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bubniak, Erica Elisa Nickel, Aguiar, Isaura Cristina de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35717
Resumo: O presente trabalho discute como garantir que o processo de avaliação seja democrático e traga benefícios reais à sociedade e aos integrantes da instituição. Este artigo mostra que a racionalidade e a objetividade ainda estão presentes nos processos avaliativos tanto das escolas como das Instituições de Ensino Superior (IES), onde se busca medir a eficiência do trabalho pedagógico.Neste sentido ao mesmo tempo em que a avaliação é usada externamente como meio para forçar a produtividade e eficiência das IES, ela também pode tornar-se um instrumento de melhoria das suas práticas pedagógicas e administrativas. A partir disso, o texto sugere a abordagem de Avaliação Participativa como meio de garantir que o processo avaliativo seja democrático. O artigo enfatiza o modelo da avaliação focada na sua utilização, para a escolha do programa a ser desenvolvido pela instituição e, em seguida, a avaliação voltada ao fortalecimento emancipatório da organização e dos agentes, como a abordagem participativa que possibilite o processo democrático. Em seguida, mostra-se a metodologia a ser aplicada e os benefícios resultantes desta abordagem, ou seja, a aprendizagem constante dos atores e do avaliador durante o processo com vistas à autonomia pessoal e à superação das limitações da instituição, que está inserida na sociedade.
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