Elementos formais para implantação da gestão da inovação em bibliotecas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174289 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2016. |
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Elementos formais para implantação da gestão da inovação em bibliotecasBiblioteconomiaCiência da informaçãoBibliotecasInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2016.As organizações estão cada vez mais inseridas em um contexto de mudanças, tanto econômica, financeira, cultural e tecnológicas. A gestão da inovação surge como possibilidade de implementar novos métodos, práticas, e organizar o local de trabalho, tendo em vista a promoção da inovação dentro das organizações. Em bibliotecas a busca pela inovação e seu gerenciamento, possibilita melhorias em seu desempenho frente a este contexto, mas para tanto, faz-se necessário identificar os elementos que são relevantes na gestão da inovação. Desta forma, objetivou-se o desenvolvimento de um modelo multicritério para identificar os elementos que permita a implantação da gestão da inovação em bibliotecas. Mapeou-se de maneira estruturada a literatura sobre avaliação de desempenho em gestão da inovação, e gestão da inovação em bibliotecas, para que, possibilite a extração de elementos primários de avaliação que permita a estruturação de um modelo multicritério para avaliação da gestão da inovação em bibliotecas. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, cuja concepção filosófica é construtivista, sendo uma pesquisa de caráter exploratório, em que se baseia em procedimentos metodológicos como uma pesquisa bibliográfica, observação direta extensiva e, Delphi. Utilizou-se como instrumentos de intervenção: O Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) para seleção, identificação/análise da literatura para o constructo teórico e subsídio para formulação do modelo; A Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA_C) para construir o modelo capaz de identificar os elementos de avaliação da gestão da inovação em bibliotecas e; O método Delphi para legitimar junto aos gestores de bibliotecas o modelo e seus elementos propostos. Conclui-se que os instrumentos de intervenção utilizados, oportunizou o atendimento do objetivo proposto desta pesquisa, em que se criou um modelo multicritério com base teórica e empírica, que possibilitou: i) identificação dos elementos de gestão da inovação; ii) a estruturação dos elementos; iii) a construção de escalas; iv) a avaliação do status quo e; v) identificação e recomendações de melhorias. Por meio deste estudo, acredita-se que gestores, possam implantar a gestão da inovação em bibliotecas, tendo em vista, o aporte deste modelo de avaliação para o auxilio em sua tomada de decisão.<br>Abstract : Organizations are increasingly embedded in a context of changes, both economic, financial, cultural and technological. The management of innovation emerges as a possibility to implement new methods, practices, and organize the workplace, with a view to promoting innovation within organizations. In libraries, the management of innovation can be an alternative to this organization that goes through paradigm shifts. The search for innovation and its management, may allow these institutions, improvements in their performance ahead this context, but to do so, it is necessary to identify the elements that are relevant in the management of innovation. Thus, the development of a multi-criteria model is aimed to identify the elements for the implementation of the management of innovation in libraries. Mapped in a structured way the literature on performance evaluation in innovation management and innovation management in libraries, that allows the extraction of primary elements of assessment to enable the structuring of a multi-criteria model for assessing the management of organizational innovation in libraries for later legitimation. It is a study of qualitative and quantitative, whose philosophical conception is constructivist, with an exploratory research, which is based on methodological procedures as a literature search, extensive direct observation and Delphi. was used as instruments of intervention: The Knowledge Development Process - Constructivist (ProKnow-C) for selection, identification / analysis of the literature for the theoretical construct and subsidy for model formulation; The Multicriteria Methodology Decision Support Constructivist (MCDA_C) to build the model able to identify the elements of assessment on the management of organizational innovation and libraries; The Delphi method to legitimize with the managers of the model library and its proposed elements. We conclude that the intervention instruments, made possible the attendance of the proposed objective of this research, which created a multi-criteria model with theoretical and empirical basis, which made it possible: i) identification of innovation management elements; ii) the structuring of the elements; iii) construction of scales; iv) evaluation of the status quo and; v) identification and recommendations for improvements. Through this study, it is believed that managers can deploy the management of innovation in libraries, in order, the contribution of this evaluation model to aid in their decision making.Vianna, William BarbosaCândido, Ana ClaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Murilo Mauro2017-03-28T04:13:36Z2017-03-28T04:13:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis267 p.| il., grafs.application/pdf344614https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174289porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-28T04:13:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174289Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-28T04:13:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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