INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO DA AUTOEFICÁCIA E DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, CAROLINA MARIA FURTADO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIZOTE, SUZETE ANTONIETA, VERDINELLI, MIGUEL ANGEL, CAVALHEIRO, CLEDINEI CLOVIS DE MELO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190675
Resumo: A situação econômica tem incentivado o trabalho autônomo e, em face da capacidade que manifestam os empreendedores, torna-se importante estudar aspectos que os caracterizem. Este estudo tem como objetivo avaliar a influência da educação empreendedora no desenvolvimento da autoeficácia e competências empreendedoras dos discentes de graduação da área da saúde. Metodologicamente sua abordagem é quantitativa, descritiva e correlacional, com método de pesquisa survey. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com base o instrumento de De Noble, Jung e Ehrlich (1999) para mensurar a autoeficácia empreendedora e segundo o modelo de de Cooley (1990, 1991) para aferir as competências empreendedoras. A amostra foi composta por 267 alunos da graduação de cursos da área da saúde em dois campi de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. O teste t e as análises de correlação permitiram analisar que não houve diferença entre a autoeficácia empreendedora e as competências empreendedoras dos discentes que tinham e dos que não tinham cursado a disciplina de empreendedorismo. Como percepção do estudo tem-se que nos cursos da área da saúde, os alunos não se sentem preparados para iniciar o próprio negócio, a partir das premissas da autoeficácia e das competências empreendedoras.
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