Gestão do comportamento suicida de adolescentes: diretrizes para prevenção no contexto da urgência e emergência hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibe, Simone
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238063
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2019.
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spelling Gestão do comportamento suicida de adolescentes: diretrizes para prevenção no contexto da urgência e emergência hospitalarCiências médicasComportamento suicidaJovensAdolescentesServiço Hospitalar de EmergênciaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2019.A Organização Mundial de Saúde considera o suicídio e seus comportamentos associados como um problema de saúde pública, o que gera a necessidade de definição de políticas de prevenção. A adolescência tem sido alvo de preocupações devido ao aumento de casos. Neste cenário, a avaliação e o manejo da crise suicida de adolescentes se tornam decisivas para a prevenção da mesma. Esta pesquisa teve como objetivo geral construir e validar diretrizes para a gestão do comportamento suicida de adolescentes atendidos no contexto da urgência e emergência hospitalar. Pretendeu com este estudo contribuir para a prevenção do suicídio de adolescentes atendidos a partir deste ponto de atenção. Esta pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, tendo uma etapa quantitativa. É classificada como sendo exploratória-descritiva e como pesquisa aplicada, pois busca trazer consequências práticas dos conhecimentos gerados para atuação dos profissionais diante do tema. Os dados foram coletados através de revisão integrativa da literatura e da validação de conteúdo com profissionais de saúde, os quais atuaram como juízes/avaliadores das diretrizes propostas. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa se deu em 7 (sete) etapas, que passaram pela pesquisa bibliográfica através de revisão integrativa da literatura; pela construção das categorias de análise a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010); a partir da qual surgiram 3 categorias (Avaliação do comportamento suicida em contexto de urgência e emergência hospitalar; Intervenção diante do comportamento suicida em contexto de urgência e emergência hospitalar e Equipe multiprofissional hospitalar). Estas categorias fundamentaram a construção das diretrizes quanto à gestão do comportamento suicida de adolescentes, as quais subsidiaram a construção de um instrumento de validação que foi aplicado com os profissionais de saúde que atuam no contexto da urgência e emergência hospitalar. Sendo assim, foram selecionados 20 juízes/avaliadores em duas instituições hospitalares. Foi aplicado o instrumento de validação com 15 diretrizes, em que foi solicitado aos juízes/avaliadores uma opção de resposta dentro de uma escala Likert com 5 opções. Através do Calculo de Porcentagem de Concordância e do Cálculo do Escore, o conteúdo das diretrizes foi validado. Com isto, chegou-se a sétima e última etapa, que foi a descrição das diretrizes validadas pelos juízes/avaliadores para gestão do comportamento suicida de adolescentes no contexto referido. Conclui-se que as diretrizes elaboradas são válidas para a avaliação e manejo do comportamento suicida de adolescentes atendidos no contexto da urgência e emergência hospitalar. Pela conceituação da OMS sobre os níveis de prevenção ao suicídio, este trabalho também contribui para a realização de uma das ações de prevenção ao suicídio do tipo ?indicada?, que é aquela direcionada às pessoas que estão em alto risco de suicídio. Desta forma, considera-se que as diretrizes elaboradas auxiliam tanto a gestão como a prevenção do comportamento suicida de adolescentes atendidos no contexto da urgência e emergência hospitalar.Abstract: The World Health Organization considers suicide and its associated behaviors as a public health problem that requires prevention policies. Adolescence has been a concern due the increase in cases. In this scenario, the assessment and management of adolescent suicidal crisis becomes decisive for its prevention. This research aimed to build and validate guidelines for the management of suicidal behavior of adolescents in the context of emergency hospital service or emergency department. This study aimed to contribute to the prevention of suicide among adolescents treated from this point of attention. This research was characterized by the qualitative approach, having a quantitative stage. It is classified as an exploratory-descriptive and applied research, as it seeks to bring practical consequences of the knowledge generated for the performance of professionals. Data were collected through an integrative literature review and content validation with health professionals who acted as judges/evaluators of the proposed guidelines. Regarding the methodological course, the research took place in 7 (seven) stages, which went through the bibliographic research through an integrative literature review; by constructing the analysis categories using the content analysis technique of Bardin (2010); from which three categories emerged (Suicidal behavior assessment in the context of emergency department; Intervention for suicidal behavior in the context of emergency department and Emergency department multiprofessional team). These categories supported the construction of guidelines regarding the management of adolescent suicidal behavior, which supported the construction of a validation instrument that was applied to health professionals working in the context of emergency department or emergency hospital service. Thus, 20 judges/evaluators were selected in two hospital institutions. The validation instrument with 15 guidelines was applied, in which the judges/evaluators were asked for a response option within a 5-option Likert scale. Through the Concordance Percentage Calculation and the Score Calculation, the guidelines content was validated. This led to the seventh and final stage, which was the description of the guidelines validated by peers for the management of suicidal behavior with adolescents in the referred context. It is concluded that the elaborated guidelines are valid for the assessment and management of suicidal behavior of adolescents treated in the context of emergency department or emergency hospital service. Based on the WHO conceptualization of suicide prevention levels, this research contributes to the accomplishment of one kind of the ?indicated? suicide prevention actions, which is aimed at people who are at high risk for suicide. Therefore the elaborated guidelines are considered to help both the management and the prevention of suicidal behavior in adolescents in the context of emergency hospital service.Luna, Ivânia JannUniversidade Federal de Santa CatarinaScheibe, Simone2022-08-08T23:05:40Z2022-08-08T23:05:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., gráfs.application/pdf377787https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T23:05:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-08T23:05:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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