Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158846
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
id UFSC_247d19840255f99a9408edea6a31a68c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158846
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"AdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministraçãoSatisfação do consumidorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015A presente pesquisa de dissertação tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação ao uso do sistema administrativo UFSC sem Papel. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram utilizados como embasamento teórico os seguintes temas: Administração pública; Administração universitária; Universidade: conceito e evolução histórica; Administração das universidades públicas; Sistema de Informação e Qualidade de sistema de informação e satisfação do usuário. Para nortear essa pesquisa, utilizou-se de metodologia científica específica, caracterizando-se este estudo como pesquisa aplicada de caráter quali-quanti, descritiva, fundamentada em estrutura teórica e conceitual pertinente ao tema. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e aplicado um questionário estruturado com base no modelo de Perini (2008), utilizando-se a Escala de Likert, junto a 3.010 servidores técnico-administrativos da UFSC, dos quais retornaram 354 questionários respondidos. Para o envio do questionário, entre setembro e outubro de 2014 utilizou-se o sistema COLLECTA (sistema computacional da UFSC destinado a coletar dados para avaliação institucional). A pesquisa evidenciou que os Servidores Técnico-Administrativos em Educação não estão satisfeitos com o Sistema UFSC sem Papel, ou seja, o sistema não vem sendo bem aceito operacionalmente e necessita ser revisto e adequado às necessidades dos seus usuários. Foram propostas ações para aperfeiçoamento do sistema, considerando-se a necessidade de se alcançar o alinhamento entre as funções desejadas pelos STAEs e o aperfeiçoamento tecnológico, que culminará na eficiência e eficácia do Sistema UFSC sem Papel.<br>Abstract : This project relates to the study to be conducted in order of evaluating the satisfaction of the administrative staff employees of Federal University of Santa Catarina (UFSC) in relation to the use of the administrative system named Paperless UFSC System. The objectives proposed in this study were achieved by using theoretical basis about the following topics: Public administration; University administration; University: Concept and historical evolution; Administration of public universities; Information system, Information system quality and user satisfaction. The methodology was based on an applied and a descriptive research with a quali-quantitative approach, considering a conceptual structure relevant for the studied object. Structured questionnaires were applied based on Perini model (2008) in order to collecting data of UFSC employees, using Likert Scale. The questionnaires were sent to the 3010 technical and administrative staff of UFSC (STAEs), from September to October of 2014, through Collecta System (UFSC´S institutional assessment information system). From the 354 returned questionnaires, the research showed that this staff is not satisfied with the use of the deployed System, that is, Paperless UFSC System has not been well operationally accepted and needs to be revised and adapted due to the needs of its users. So, actions for the system improvement were proposed, considering the necessity to achieve alignment between the functions desired by STAEs and technological improvement, culminating in efficiency and effectiveness of the UFSC System.Almeida, Mário de SouzaJacobsen, Alessandra de LinharesUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Ana Lúcia2016-02-09T03:10:47Z2016-02-09T03:10:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336565https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158846porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:10:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158846Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:10:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
title Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
spellingShingle Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
Moraes, Ana Lúcia
Administração
Universidades e faculdades
Administração
Satisfação do consumidor
title_short Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
title_full Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
title_fullStr Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
title_full_unstemmed Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
title_sort Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"
author Moraes, Ana Lúcia
author_facet Moraes, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Mário de Souza
Jacobsen, Alessandra de Linhares
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Universidades e faculdades
Administração
Satisfação do consumidor
topic Administração
Universidades e faculdades
Administração
Satisfação do consumidor
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:10:47Z
2016-02-09T03:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336565
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158846
identifier_str_mv 336565
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652410034323456