Adaptação da Teoria das Restrições à operação de empresas de transporte de cargas fracionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Follmann, Neimar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92997
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
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spelling Adaptação da Teoria das Restrições à operação de empresas de transporte de cargas fracionadasEngenharia de produçãoTransporte de mercadoriasEmpresas de transporteGestãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência adquirida no setor de Transporte de Cargas Fracionadas (TCF), foi desenvolvida uma modelagem para o gerenciamento da operação destas empresas, baseada na Teoria das Restrições (TOC). O resultado obtido é uma ferramenta que possibilita à organização identificar e gerenciar aquele processo que a esteja restringindo de alcançar um melhor desempenho financeiro. O processo limitador é chamado na TOC de restrição, e é este quem acaba por determinar o ganho das organizações devido à interdependência dos processos de um sistema. Para encontrar e gerenciar este processo é proposta uma modelagem com cinco passos que levam a um sistema gerencial focado no aumento contínuo do ganho. São eles: i) Apurar os indicadores globais para identificar a condição financeira atual da empresa, de acordo com a visão da contabilidade de ganhos; ii) Buscar o entendimento sistêmico da empresa e do negócio; iii) Mapear os tempos disponíveis para fazer a operação; iv) Gerenciar a limitação de capacidade física (restrição) da empresa através da: a) Aplicação dos cinco passos para focalização do gerenciamento dos recursos físicos; e/ou b) Aplicação da ferramenta Tambor-Pulmão-Corda (TPC) para gerenciamento dos tempos, quando estes estiverem causando uma limitação de capacidade física. v) Após um período pré-definido, geração de nova apuração dos indicadores globais, para verificar a evolução e os resultados das decisões anteriores. Na empresa estudada optou-se por identificar apenas a restrição, utilizando as ferramentas propostas. Observou-se um desafio comum a diversas organizações, que é a necessidade de informações mais acuradas para a tomada de decisões. Para superar este obstáculo foi proposta uma análise sistêmica que levasse em consideração as conseqüências geradas pela falta de capacidade, o que possibilitou a identificação da restrição, sem que fosse necessário ter todos os dados precisos. O principal resultado desse modelo é a possibilidade da empresa poder focar no processo que lhe limita o ganho, o que tem reflexos, principalmente, na forma como os investimentos são realizados, evitando saídas de caixa desnecessárias e pouco rentáveis, ao mesmo tempo em que é promovido um melhor aproveitamento dos recursos existentes, aumentando-se a receita. This thesis presents a Theory of Constraints (TOC) based model for the less-than-truckload (LTL) companies# operation management that was developed based on a literature review and through the experience in LTL field. The result is a tool that enables the organization find out e to manage the constrained process, to achieve a better financial performance. The limiting process is called, in TOC, constraint and this is who ultimately determine the throughput of the organizations due to the interdependence of the processes. To find and manage this process is proposed a model with five steps leading to a management system focused on continuous throughput improvement. The five steps are: i) Get the global indicators to identify the company's current financial situation, according to the throughput accounting approach, ii) Understanding the enterprise and business systemically, iii) Mapping the Operation#s available time, iv ) Managing the company#s physical limitation (constraint) through: a) the five focusing steps application to the physical resource management, and/or b) the tool Drum-Buffer-Rope (DBR) application for the time management, when it is causing the constraint. v) Finally, making further investigation of the global indicators to monitor the progress and results of the previous decisions. At the studied company has only been identified the constraint, using the proposed tools. There was identified a challenge that is common to many organizations, which is the need for accurate information for the decisions making process. To overcome this obstacle was proposed a systemic analysis considering the consequences of capacity lack, that allowed the identification of the constraint without using accurate data. The main result of this model is that the company will be capable to focus on the process that is limiting the throughput, which has consequences, especially in how investments are made, avoiding unnecessary and unprofitable cash outflows, while it is promoted better use of existing resources, increasing revenue.Florianópolis, SCCoelho, Antônio SérgioUniversidade Federal de Santa CatarinaFollmann, Neimar2012-10-24T14:59:09Z2012-10-24T14:59:09Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., grafs., tabs.application/pdf263340http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92997porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T00:34:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92997Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T00:34:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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