A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_24b319e09db9a097b74dc07f30c76640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199680 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa CatarinaPrática pedagógicaClasse HospitalarAtendimento Escolar HospitalarCurso de PedagogiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Considerando a Educação como um direito de todos, mesmo fora do âmbito escolar, esta pesquisa procura compreender de que forma o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina, abordam o tema da Pedagogia Hospitalar no percurso formativo das estudantes. Para tanto, conceitua-se o processo de aprendizagem, além do espaço escolar, apresentando o surgimento do trabalho pedagógico dentro dos hospitais e o seu processo histórico. Apresenta, também, as leis e estatutos que afirmam o direito da criança, mesmo hospitalizada, prosseguir os estudos, e o dever do Estado ofertar o Atendimento Escolar Hospitalar (AEH). Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, que se caracteriza como análise de documentação indireta, com o intuito de realizar um levantamento prévio sobre a temática tratada, a presente pesquisa traz por meio do estudo realizado, análise e inferências acerca das informações obtidas, e apresenta como síntese conclusiva que apesar das mudanças ocorridas no âmbito educacional, com implementação de leis, debates e discussões que tangem a educação como um direito de todos para além dos espaços formais de ensino regular, ainda é percebida uma lacuna na discussão e amparo teórico/metodológico, no que diz respeito à formação acadêmica para se atuar em outros contextos educacionais.Considering Education as a right of everyone, even outside the school context, this research seeks to understand how the curriculum of the Pedagogy Course of the State University and the Federal University of Santa Catarina, address the theme of Hospital Pedagogy in the students' training course . For that, the learning process is conceptualized, besides the school space, presenting the emergence of the pedagogical work within the hospitals and their historical process. It also presents the laws and statutes that affirm the right of the child, even hospitalized, to continue studies, and the duty of the State to offer Hospital School Attendance (AEH). Through a documentary and bibliographical research, which is characterized as an indirect documentation analysis, with the intention of carrying out a previous survey on the subject treated, the present research brings, through the study carried out, analysis and inferences about the information obtained, and presents a conclusive synthesis that despite changes in the educational context, with the implementation of laws, debates and discussions that affect education as a right of everyone beyond the formal spaces of regular education, a gap is still perceived in the discussion and theoretical / methodological, with respect to the academic formation to work in other educational contexts.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaKochem, Andriélen Regina2019-08-08T12:05:23Z2019-08-08T12:05:23Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T12:05:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T12:05:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina Kochem, Andriélen Regina Prática pedagógica Classe Hospitalar Atendimento Escolar Hospitalar Curso de Pedagogia |
title_short |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Kochem, Andriélen Regina |
author_facet |
Kochem, Andriélen Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Vieira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kochem, Andriélen Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Classe Hospitalar Atendimento Escolar Hospitalar Curso de Pedagogia |
topic |
Prática pedagógica Classe Hospitalar Atendimento Escolar Hospitalar Curso de Pedagogia |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08T12:05:23Z 2019-08-08T12:05:23Z 2019-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652353842184192 |