A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochem, Andriélen Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_24b319e09db9a097b74dc07f30c76640
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199680
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa CatarinaPrática pedagógicaClasse HospitalarAtendimento Escolar HospitalarCurso de PedagogiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Considerando a Educação como um direito de todos, mesmo fora do âmbito escolar, esta pesquisa procura compreender de que forma o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina, abordam o tema da Pedagogia Hospitalar no percurso formativo das estudantes. Para tanto, conceitua-se o processo de aprendizagem, além do espaço escolar, apresentando o surgimento do trabalho pedagógico dentro dos hospitais e o seu processo histórico. Apresenta, também, as leis e estatutos que afirmam o direito da criança, mesmo hospitalizada, prosseguir os estudos, e o dever do Estado ofertar o Atendimento Escolar Hospitalar (AEH). Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, que se caracteriza como análise de documentação indireta, com o intuito de realizar um levantamento prévio sobre a temática tratada, a presente pesquisa traz por meio do estudo realizado, análise e inferências acerca das informações obtidas, e apresenta como síntese conclusiva que apesar das mudanças ocorridas no âmbito educacional, com implementação de leis, debates e discussões que tangem a educação como um direito de todos para além dos espaços formais de ensino regular, ainda é percebida uma lacuna na discussão e amparo teórico/metodológico, no que diz respeito à formação acadêmica para se atuar em outros contextos educacionais.Considering Education as a right of everyone, even outside the school context, this research seeks to understand how the curriculum of the Pedagogy Course of the State University and the Federal University of Santa Catarina, address the theme of Hospital Pedagogy in the students' training course . For that, the learning process is conceptualized, besides the school space, presenting the emergence of the pedagogical work within the hospitals and their historical process. It also presents the laws and statutes that affirm the right of the child, even hospitalized, to continue studies, and the duty of the State to offer Hospital School Attendance (AEH). Through a documentary and bibliographical research, which is characterized as an indirect documentation analysis, with the intention of carrying out a previous survey on the subject treated, the present research brings, through the study carried out, analysis and inferences about the information obtained, and presents a conclusive synthesis that despite changes in the educational context, with the implementation of laws, debates and discussions that affect education as a right of everyone beyond the formal spaces of regular education, a gap is still perceived in the discussion and theoretical / methodological, with respect to the academic formation to work in other educational contexts.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaKochem, Andriélen Regina2019-08-08T12:05:23Z2019-08-08T12:05:23Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T12:05:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199680Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T12:05:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
title A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
Kochem, Andriélen Regina
Prática pedagógica
Classe Hospitalar
Atendimento Escolar Hospitalar
Curso de Pedagogia
title_short A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort A pedagogia hospitalar no percurso formativo das estudantes do curso de Pedagogia: um estudo do currículo do curso da Universidade Estadual e da Universidade Federal de Santa Catarina
author Kochem, Andriélen Regina
author_facet Kochem, Andriélen Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochem, Andriélen Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Classe Hospitalar
Atendimento Escolar Hospitalar
Curso de Pedagogia
topic Prática pedagógica
Classe Hospitalar
Atendimento Escolar Hospitalar
Curso de Pedagogia
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08T12:05:23Z
2019-08-08T12:05:23Z
2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652353842184192