História dos surdos de Laguna: resgatando o passado e construindo o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bez Batti, Crisiane Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231002
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.
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spelling História dos surdos de Laguna: resgatando o passado e construindo o futuroLinguísticaSurdosPolítica linguísticaSurdosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.Essa dissertação tem como objetivo principal resgatar a história da comunidade surda de Laguna ? SC nos últimos 80 anos, entendendo que conhecer o passado é um passo vital no entendimento do presente e na construção do futuro. A cidade de Laguna e região da Amurel possui uma comunidade surda extensa. Infelizmente, durante muitos anos esses cidadãos foram privados de um espaço de educação, sociabilização e identidade cultural. O resgate da história se deu através de relatos de memórias de surdos e ouvintes bem como da análise de documentos históricos e do inventário de fotos para a criação de um registro cronológico de eventos. O trabalho se construiu sobre 3 pilares vitais: o direito linguístico (BRITO,1985; SKUTNABB-KANGAS et al.,1995; GROSJEAN, 2001; RODRIGUES; BEER, 2016), a política linguística (QUADROS, 2006; RODRIGUES; SILVÉRIO, 2013; RODRIGUES, 2014); e o papel importante do resgate histórico na construção de identidades (HALBWACHS, 1990; ASSMAN,1995; HALL, 1997; PERLIN, 1998). Na análise dos relatos de memórias, da documentação encontrada bem como das fotos arroladas, entendemos que no passado era costumeiro que os surdos fossem encaminhados para a APAE, que não estudassem em escolas regulares e que fossem instrumentalizados para trabalhos artesanais, tendo pouco ou nenhum contato com o aprendizado de Libras. A partir dos anos 2000, uma nova geração de surdos passa a ter maior contato com a língua de sinais em associações fora da cidade, e são inseridos no ensino regular ainda com profissionais que ainda não estavam qualificados para atuação da educação de surdos. A fundação da Associação Lagunense de Pais e Amigos de Surdos ? ALPAS em 2016 foi uma avanço para que a comunidade surda se encontrasse em espaços em que a Libras, a identidade e cultura surda fossem respeitadas e em que o aprendizado bilíngue fosse oportunizado. O resgate histórico instrumentaliza os surdos a conhecer-se enquanto indivíduos e enquanto comunidade, se tornado uma porta aberta para novas possibilidades, perspectivas e investigações. Além disso, cria pontes para a implantação e implementação de novas políticas linguísticas visando sanar as lacunas linguísticas atuais, uma vez que a comunidade lagunense ainda é muito deficitária em acessibilidade ainda que esteja em franco progresso.Abstract: This dissertation aims to rescue the history of the deaf community from Laguna ? SC in the last 80 years, with the understanding that knowing the past is a vital step in the comprehension of the present and in the building of the future. The city of Laguna and the Amurel region have a large deaf community. Unfortunately, for many years these citizens were deprived of a space for education, socialization, and cultural identity. The rescue of their history was done through reports of memories of deaf and hearing people as well as the analysis of historical documents and the inventory of photos for the creation of a chronological record of events. The work was built on 3 vital pillars: language rights (BRITO, 1985; SKUTNABB-KANGAS et al., 1995; GROSJEAN, 2001; RODRIGUES; BEER, 2016), language policy (QUADROS, 2006; RODRIGUES; SILVÉRIO, 2013; RODRIGUES, 2014), and the important role of historical rescue in the construction of identities (HALBWACHS, 1990; ASSMAN, 1995; HALL, 1997; PERLIN, 1998). Through the analysis of the reports of memories, the documentation found as well as the photos listed, we understand that in the past deaf people used to be sent to APAE, did not study in regular schools and were instrumentalized for craft work, having little or no contact with the learning of Libras. From the 2000s on, a new generation of deaf people started to have more contact with sign language in associations outside the city, and were inserted in regular education with professionals who were not yet qualified to work in deaf education. The founding of the Lagunense Association of Parents and Friends of the Deaf ? ALPAS in 2016 was a breakthrough for the deaf community to find spaces in which Libras, identity and deaf culture were respected and where bilingual learning was provided. The historical rescue instrumentalizes deaf people to understand themselves as individuals and as a community, thus becoming an open door to new possibilities, perspectives and investigations. Moreover, it creates bridges for the deployment and implementation of new language policies aimed at solving current linguistic gaps, since the community in the city of Laguna is still very deficient in accessibility even though it is rapidly progressing.Pizzio, Aline LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaBez Batti, Crisiane Nunes2022-02-14T13:31:10Z2022-02-14T13:31:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis251 p.| il.application/pdf374319https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231002porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:31:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231002Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:31:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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