O imaginário da promoção da saúde no quotidiano da formação do técnico em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Juliana Fernandes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103446
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2012
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Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório. Para sustentação teórica consideraram-se pressupostos da PS da Carta de Ottawa (1986), além do suporte trazido por Michel Maffesoli. A pesquisa seguiu a Resolução nº196/96 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Os participantes foram 16 discentes e seis docentes enfermeiros do curso TE de uma instituição pública federal do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas grupais e observação participante, adotando-se como estratégia as oficinas. Também houve consulta no Plano Pedagógico do Curso para identificar inserções curriculares relacionadas com PS na formação profissional. Para compilação e organização dos dados utilizou-se o software Atlas/Ti©. Após apropriação e leitura exaustiva do material chegou-se à construção de classes e subclasses, pelo método de Schatzman e Strauss, emergindo dois manuscritos: 1) O quotidiano e imaginário da Promoção da Saúde na formação do Técnico em Enfermagem e 2) Promoção da Saúde na formação do Técnico em Enfermagem: o quotidiano e imaginário de professores. A compreensão do imaginário apresentou-nos um quotidiano no qual os estudantes percebem PS como prevenção de doenças. Para isto, consideram importante a prática das habilidades técnicas e aquisição de conhecimentos teóricos. Esta última tendo como intenção a transmissão vertical do conhecimento, do técnico aos indivíduos e/ou coletividade. Os achados reforçam a ideia de que a PS não é vista em sua plenitude pelos estudantes. Seu imaginário voltado para a técnica (saber-fazer), não os permite ir além da prevenção de doenças e educação em saúde, Os alunos seguem a #lógica do dever-ser#, perpetuando seus saberes preventivistas e biomédicos. O mergulho no imaginário dos professores revelou que, em seu quotidiano, possuem ampla noção do conceito de PS, reconhecem sua importância e admitem que esta pode ser aplicada em outros locais além da atenção básica. Entretanto, nota-se uma dissociação entre o pensamento dos professores e a realidade dos estudantes. Este fato envolve diversos fatores, citados pelos próprios docentes: dificuldade em diferenciar PS de prevenção de doenças; fragilidades curriculares; desvalorização das ações de PS em detrimento aos saberes técnico-científicos e ausência de reconhecimento por parte da população e pelos próprios pares aos profissionais que trabalham na atenção primária à saúde. Este estudo incita a mudança do foco curricular, não deixando de lado a técnica, mas incluindo PS.<br>Abstract : Health Promotion (HP), assuming a new guiding thread of worldwide Public Health, is growing, causing us to rethink many attitudes and dogmas, like the way in which future health professionals are prepared. Among these, stands out the nursing staff, especially the mid-level workers. There is a notable paucity in the literature of studies approaching the theme of HP in the Nursing Technician (NT) training. Considering that these are closely related to the assistance of individuals of the community, one sees the importance of addressing the issue. This study aims to understand the imagery of HP in the everyday training of TN, from the experiences of teachers and students. This is a qualitative, descriptive-exploratory study. To theoretical supporting we considered the assumptions of HP contained in the Ottawa Charter (1986) and the support brought by Michel Maffesoli. This research followed the Resolution 196/96 of the National Health Council and was approved by the Human Research Ethics Committee from the Federal University of Santa Catarina. Study participants consisted of 16 students and six teachers nurses in a NT course of a public federal school in southern Brazil. Data were collected through group interviews and participative observations, adopting workshops as a strategy. There was also consultation on the Pedagogical Course Plan to identify in the curriculum insertions related to HP in professional training. To compile and organize data, we used the software Atlas/Ti©. After adjustment and exhaustive reading of the material, we arrived at the construction of classes and subclasses # supported by Schatzman and Strauss' method # emerging two manuscripts: 1) The everyday and imagery of Health Promotion in nursing technician training, and 2) Health Promotion in nursing technical training: the teacher#s everyday and imagery. The imagery comprehension presented us an everyday in which the students saw HP basically as disease prevention. To achieve this purpose, the students consider important the practice of technical skills and acquisition of theoretical knowledge. The latter has as its intention the transmission of knowledge from the technician to individuals and/or community. The findings reinforce the idea that HP is not seen in its entirety by students. Their imagery focused on technique (know-how), not allowing them to go beyond disease prevention and health education. Students follow the "must-be logic", perpetuating thereby their preventative and biomedical knowledge. Diving in the teachers' imagery revealed that, in their everyday, they have a broad notion of HP's concept, recognize its importance and admit that this can be applied in other places that not only basic care. However, there is a dissociation between the teachers' thoughts and the students' reality. This fact can be explained by several factors, including some mentioned by the teachers: difficulty differentiating HP from disease prevention; curriculum fragilities; devaluation of HP actions to detriment of technical-scientific knowledge and lack of recognition, by part of the population and by their own pairs, to those working in primary health care. This study encourages the shift of curriculum focus, not leaving aside technique, but including HP.Nitschke, Rosane GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaNóbrega, Juliana Fernandes da2013-07-16T04:41:02Z2013-07-16T04:41:02Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 p.| grafs., tabs.application/pdf316396http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T04:41:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:41:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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