Tecnologia persuasiva na aprendizagem da avaliação da dor aguda em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Ana Graziela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128987
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.
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spelling Tecnologia persuasiva na aprendizagem da avaliação da dor aguda em enfermagem EnfermagemDor agudaInformática na enfermagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.Resumo: A dor éum problema se saúde pública mundial, sendo que as lacunas na aprendizagem sobre o tema são fatores contribuintes para esta situação. Assim, reconhece-se na literatura a necessidade do desenvolvimento de estratégias inovadoras para o ensino-aprendizagem sobre dor, colaborando para melhoraria desta situação. Neste contexto, a popularização dos dispositivos móveis vem ampliando os espaços para aprendizagem, de modo flexível, inovador e dinâmico. Como tecnologias persuasivas, os dispositivos móveis representam uma importante plataforma de promoção de mudanças em atitudes e comportamentos, não sendo entendidos apenas como ferramentas, mas sim como um procedimento de aprendizagem que oportunizam diferentes meios para aprender a aprender. Neste contexto, os objetivos do estudo foram: Mensurar a qualidade de um objeto virtual de aprendizagem móvel a partir dos critérios para avaliação de softwares educacionais do Learning Object Review Instrument 2.0; Avaliar os resultados na aprendizagem de estudantes de graduação em enfermagem sobre a avaliação da dor aguda em adultos conscientes, adultos sedados e intubados, e recém nascidos, antes e depois de intervenção educacional com objeto virtual de aprendizagem móvel mediada por tecnologia persuasiva; e Medir a carga mental de trabalho de uma intervenção educacional com objeto virtual de aprendizagem móvel sobre a avaliação da dor aguda em adultos e neonatos, a partir dos critérios estabelecidos no NASA Task Load Index. Trata-se de produção tecnológica e estudo misto de pesquisa metodológica e quasi-experimental, não-equivalente, do tipo anterior e posterior. O estudo foi desenvolvido em seis etapas: Desenvolvimento da produção tecnológica (1o agosto/2010 à30 setembro/2013); Pré-teste; Intervenção educacional com o m-OVADor@; Pós-teste; Análise de qualidade da tecnologia; Análise da satisfação de estudantes com a aprendizagem móvel; e Análise da carga mental de trabalho. A coleta de dados ocorreu de 1o novembro/2013 à15 fevereiro/2014. Participaram 75 estudantes de graduação em enfermagem de uma Instituição pública federal e 5 enfermeiros especialistas. O desenvolvimento da tecnologia fundamentou-se no conceito de Objetos Virtuais de Aprendizagem, metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas e estruturada a partir do Design Instrucional Contextualizado. Três cenários clínicos simulados compõem o m-OVADor@, que permitem a avaliação simulada da dor aguda por meio de ferramentas interativas ( Prontuário ,  Avaliar ,  Diagnóstico e  Intervenção ). Aavaliação da qualidade do m-OVADor@, a partir do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0 superou a média alvo (3-bom) entre estudantes (4,27) e especialistas (4,31), destacando-se entre estudantes as características:  Conformidade com normas (4,47±0,88) e  Apresentação do projeto (4,55±0,74), e entre especialistas:  Qualidade do conteúdo (4,80±0,45) e  Reusabilidade (4,80±0,45). A aprendizagem de estudantes foi significativa (p<0,001) no pós-teste (7,51±1,98) em relação ao pré-teste (5,23±1,61). O índice de carga mental de trabalho a partir do NASA Task Load Index, foi maior entre especialistas (50,20±7,28) em relação aos estudantes (47,87±16,85). A dimensão  Demanda Mental (57,20±22,27; 51±29,45) destacou-se como o maior fator contribuinte para a carga mental de trabalho. Ainda, a dimensão  Desempenho destacou-se com a segunda maior média entre estudantes e especialistas (58,47±24,19; 73±28,85), demonstrando a satisfação destes com seu nível de rendimento da tarefa a partir de dispositivos móveis. A avaliação da satisfação de estudantes quanto a experiência de aprendizagem móvel, a partir da Análise de Conteúdo revelou os seguintes agrupamentos e sub-agrupamentos: a) Aprendizagem da avaliação da dor aguda (Relevância do tema, Contribuição para aprendizagem, Motivação para aprender a aprender, Lacunas no ensino da avaliação da dor, Introdução de objetos virtuais de aprendizagem na formação de enfermeiros); b) Dispositivos móveis no ensino-aprendizagem em enfermagem (Mobilidade, Ubiquidade), e c) Aspectos técnicos da tecnologia (Interatividade, Apresentação da tecnologia, Dificuldades encontradas, Sugestões de melhoria). A intervenção educacional com o m-OVADor®, mediada por tecnologia persuasiva, demonstrou ser uma estratégia eficaz para a aprendizagem da avaliação da dor aguda em estudantes de graduação em enfermagem; atendeu aos critérios de qualidade para softwares educacionais, e não gerou excessiva carga mental de trabalho. A aprendizagem sobre a avaliação da dor aguda, mediada por tecnologia persuasiva, desencadeia e estimula um novo processo de aprender a aprender, com maior autonomia do estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem, de modo flexível, interativo e inovador.<br>Abstract: Abstract: Pain is a worldwide public health problem, being that gaps in learning about it are contributing factors to this situation. Therefore, theliterature recognizes the need to develop innovative strategies for teaching and learning about pain, working for the improvement of this phenomenon. In this context, the popularization of mobile devices is expanding the opportunities for learning in a flexible, innovative and dynamic way. As persuasive technologies, mobile devices are an important platform for promoting changes in attitudes and behaviors, not being understood just as tools, but as a process of learning that enable different ways of learning to learn. In this context, the study objectives were: To measure the quality of a virtual mobile learning object from the criteria for the evaluation of educational software from Learning Object Review Instrument 2.0; To assess the learning outcomes of nursing students on the assessment of acute pain in adults conscious, sedated and intubated adults and infants before and after an educational intervention goal of virtual mobile learning mediated persuasive technology; To measure mental workload of an educational intervention with mobile learning virtual object on the evaluation of acute pain in adults and neonates, based on the criteria established in the NASA Task Load Index. It is a production of technology study with a mixed methodological approach and quasi-experimental, not-equivalent pre and post type study. The study was conducted in six stages: Development of production technology (August 1/2013 to September the 30/2013); Pre-test; Educational intervention with m-OVADor®; Post-test; Quality analysis technology; Analysis of student satisfaction with mobile learning; and Analysis of mental workload. The data collection took place from November 1/2013 February 15/2014. We count with the participation of 75 nursing students and five specialized nurses of a federal public institution. The development of the technology was based on the concept of the Virtual Learning Objects, Problem Based Learning methodology and structured from the Contextualized Institutional Design. Three simulated clinical scenarios composing the m-OVADor®, allowing the simulated assessment of acute pain through interactive tools ("Patiet file", "Evaluate", "Diagnostics", "Intervention"). The quality assessment of the m-OVADor®, from the Learning Object Review Instrument 2.0 exceeded the goal average (3- well) between students (4.27) and specialists (4.31), is highlighting the characteristics among students: "Compliance with standards" (4.47±0.88) and "Project Presentation" (4.55±0.74), among specialists "Quality content" (4.80±0.45) and "Reusability" (4.80±0.45). The student learning was significant (p<0.001) in the post test (7.51±1.98) compared to pre-test (5.23±1.61). The index of mental workload from the NASA Task Load Index was higher among specialists (50.20±7.28) compared to students (47.87±16.85). Regarding the dimension "Mental Demand" (57.20±22.27 and 51±29.45) was highlighted as a major contributing of the factor for mental workload. Besides the dimension "Performance" was emphasized as the second highest average among students and specialists (58.47±24.19, 73±28,85), showing the satisfaction of these with their level of task performance from devices mobile. The assessment of satisfaction as mobile learning experience from content analysis revealed the following groups and sub-groups: a) Learning assessment of acute pain (Relevance of the topic, Contribution to learning, Motivation to learn to learn, Gaps in teaching pain assessment, Introduction of virtual learning objects in the training ofnurses); b) Mobile devices in teaching and learning in nursing (Mobility, Ubiquity), and c) Technical Aspects of Technology (Interactivity, Technology Presentation, Founded difficulties, Suggestions for improvement). The intervention with the m-OVADor® technology mediated persuasive technology showed to be an effective strategy for learning assessment of acute pain in nursing students, responded to the quality criteria for educational software, and not generate excessive overload mental work. Learning about the assessment of acute pain, mediated persuasive technology, and also triggers and stimulates new learning of a flexible process in an interactive and innovative way.Dal Sasso, Grace Teresinha MarconUniversidade Federal de Santa CatarinaAlvarez, Ana Graziela2015-02-05T20:34:07Z2015-02-05T20:34:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf329981https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:34:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:34:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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