Estudo da viabilidade de utilização da cinza pesada em adição ao concreto compactado com rolo (CCR) destinado a camada de base de pavimentos hibridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Jose da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89471
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Alexandre Jose daTriches, Glicerio2012-10-22T21:33:43Z2012-10-22T21:33:43Z20062006232415http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89471Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.O crescente carregamento imposto pelo tráfego aos pavimentos brasileiros tem levado ao aparecimento excessivo de trincas e afundamento da estrutura. Uma das formas de combater estas patologias seria a execução de estruturas com camadas cimentadas. Paralelamente, é observada uma crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e, no setor rodoviário, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas para aproveitar os subprodutos originados na indústria. Esta pesquisa apresenta os resultados da incorporação de diferentes teores de cinza pesada, proveniente da Termelétrica Jorge Lacerda localizada na cidade de Capivari de Baixo no estado de Santa Catarina (SC), ao Concreto Compactado com Rolo (CCR), em substituição à areia natural que é empregada na sua composição granulométrica. De modo a poder comparar os valores foram utilizados consumos de cimento da ordem de 80, 120 e 160 kg/m³ e como seria substituído 22% da área natural utilizou-se teores de 25, 50 e 100% de cinza pesada dosagem do CCR. Dentre os objetivos traçados, destaca-se o estudo experimental com o CCR, onde foram realizados ensaios de resistência à compressão, módulo de elasticidade e resistência à tração na flexão. Como ensaio não destrutivo procurou-se medir a velocidade de propagação dos pulsos do ultra-som no CCR com o objetivo de poder contribuir para a estimativa das propriedades mecânicas. Após determinado às propriedades mecânicas, como os melhores resultados foi feito o dimensionamento da estrutura de um pavimento híbrido. Com os resultados obtidos no dimensionamento é possível verificar que para um mesmo nível de tráfego, o pavimento híbrido resulta espessuras bem menores para a camada de revestimento e sub-base se comparado ao pavimento flexível. É muito provável então que este tipo de pavimento apresente um custo inicial de implantação inferior ao do pavimento flexível. É possível concluir que a adição da cinza pesada faz com que ocorra uma melhor interação da interface argamassa/agregado diminuindo os espaços vazios existentes e resultando uma melhor estabilidade das misturas. Os valores da resistência à compressão aos 90 dias para as misturas com 80 e 120, 160 kg/m³ de cimento resultaram num aumento de 146, 46 e 29,50%, respectivamente. Para a resistência à tração na flexão observou-se nas misturas com 80 e 120, 160 kg/m³ de cimento um acréscimo de 33%, 16% e 48%, respectivamente. Para valores de resistência de tração na flexão da ordem de 2,0 MPa, a substituição da areia natural por cinza pesada resultou uma economia de 11% no consumo de cimento. Nas misturas com 120 a 160 kg/m³ de cimento a adição da cinza pesada reduz a rigidez se comparado aos valores da mistura de referência. Foi possível obter relações significativas entre a velocidade de pulso de ultra-som e a resistência à compressão e a tração na flexão bem como para o módulo de deformação, o que indica que é viável o controle da resistência da camada durante o processo construtivo, "in loco". Devido ao comportamento positivo que a cinza pesada apresentou, torna-se possível dar um destino nobre a este resíduo que atualmente é apenas usado em aterros nos arredores do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, colaborando com a gestão ambiental do resíduo.xxii, 162 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia civilReaproveitamentoCinza pesadaPavimentosCimentoEstudo da viabilidade de utilização da cinza pesada em adição ao concreto compactado com rolo (CCR) destinado a camada de base de pavimentos hibridosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232415.pdfapplication/pdf4413028https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89471/1/232415.pdf309f550f10eb6e331e6f3928f4fccfbcMD51TEXT232415.pdf.txt232415.pdf.txtExtracted Texttext/plain280524https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89471/2/232415.pdf.txt700d8aa7c10f1d63c43cd213d72584beMD52THUMBNAIL232415.pdf.jpg232415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89471/3/232415.pdf.jpg3e77b23b6e1445e1364b8ad727c9354cMD53123456789/894712013-05-04 14:36:09.399oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89471Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:36:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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