Análise da influência do traço na resistência de um concreto fast track para pavimentos rígidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Túlio Henrique Costa Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228333
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.
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spelling Análise da influência do traço na resistência de um concreto fast track para pavimentos rígidosPavimentos de concretoFast TrackResistência à flexãoMétodo IPTMétodo de Füller-TalbotTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.Com o intuito de desenvolver um pavimento com uma rápida liberação do tráfego para os veículos, o pavimento de concreto Fast Track apresenta-se como uma alternativa, sendo que a alta resistência inicial em poucas horas é sua principal característica. Para isto é necessário o controle de qualidade das propriedades do concreto em seu estado fresco e endurecido a fim de monitorar a resistência final destes pavimentos, principalmente em relação a resistência à tração na flexão, para que seja possível a liberação dos veículos com segurança. Para a realização do trabalho foi determinado uma curva de dosagem, empregando o Método do IPT/EPUSC/IBRACON. Para o traço piloto tomou-se como base o concreto fast track empregado para a construção de trecho da BR 290 (Free-Way). Para a verificação das propriedades dos concretos da curva, foram moldados um total de 4 corpos de prova para realizar o ensaio de resistência de tração na flexão nas idades de 12 e 24 horas, respectivamente. A partir da curva, realizou-se um concreto de resistência de 2,5 MPa da tração na flexão. Para este traço foi moldado um total de 20 corpos de prova, sendo 12 para a tração na flexão, 8 para a compressão axial e 3 para os índices físicos, sendo que as idades de rompimento foram, a saber: 12 horas, 24 horas, 7 dias e 28 dias. A fim de melhorar o empacotamento dos agregados no traço referência utilizou-se o método teórico de Füller-Talbot, que proporciona uma melhor distribuição granulométrica conforme a utilização proporcional de material retido em cada peneira da série normal. Com isso realizou-se duas formulações deste método, sendo uma com maior quantidade de finos e outra com granulometria mais graúda. Para ambos foi moldado a mesma quantidade de corpos de prova e com as mesmas idades de rompimento. Segundo os resultados deste trabalho, apenas o traço referência apresentou resultados satisfatórios para aplicações do concreto Fast Track em 12 horas, os traços dosados pelo método de Füller-Talbot não apresentaram a resistência mínima da tração na flexão exigida para este tipo de concreto nessa idade de cura, entretanto para 28 dias este método propôs melhores resultados nos ensaios de resistência.Joinville, SCHastenpflug, DanielUniversidade Federal de Santa CatarinaPimenta, Túlio Henrique Costa Souza2021-09-29T12:59:04Z2021-09-29T12:59:04Z2021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228333info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-29T12:59:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228333Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-29T12:59:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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