A REFORMA DE CÓRDOBA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MICHEREFF JUNIOR, VILMAR
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OTTANI, BRENO DE SOUZA, SOUZA, IRINEU MANOEL DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190514
Resumo: As universidades surgiram com forte vínculo estrutural à Igreja. Contudo, diferentemente dos moldes europeus, as universidades sul-americanas mostraram forte apelo à democratização e participação da comunidade universitária nos rumos da universidade, intensificada após a Reforma de Córdoba, em 1918, na Argentina. No Brasil, a universidade se estabeleceu como instituição constitucionalmente autônoma e baseada no princípio da gestão democrática. No desenrolar da efetivação das ações democráticas surgiram as consultas à comunidade universitária para a escolha do reitor. Deste modo, esta pesquisa objetivou conhecer o panorama atual das universidades federais brasileiras quanto à sua democratização na escolha dos reitores, incluindo o debate acerca de três modalidades de proporção dos votos: a proporcional, a paritária e a universal. Foi realizada uma pesquisa consultiva a todas as universidades federais do país, do qual constatou-se que cerca de 74% das universidades adota o modelo paritário, contra 25% que adota o voto proporcional e uma universidade que adota um novo modelo, o comunitário. Concluiu-se que as universidades, em menor ou maior grau, possuem abertura democrática para a escolha de seus reitores.
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