A REFORMA DE CÓRDOBA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190514 |
Resumo: | As universidades surgiram com forte vínculo estrutural à Igreja. Contudo, diferentemente dos moldes europeus, as universidades sul-americanas mostraram forte apelo à democratização e participação da comunidade universitária nos rumos da universidade, intensificada após a Reforma de Córdoba, em 1918, na Argentina. No Brasil, a universidade se estabeleceu como instituição constitucionalmente autônoma e baseada no princípio da gestão democrática. No desenrolar da efetivação das ações democráticas surgiram as consultas à comunidade universitária para a escolha do reitor. Deste modo, esta pesquisa objetivou conhecer o panorama atual das universidades federais brasileiras quanto à sua democratização na escolha dos reitores, incluindo o debate acerca de três modalidades de proporção dos votos: a proporcional, a paritária e a universal. Foi realizada uma pesquisa consultiva a todas as universidades federais do país, do qual constatou-se que cerca de 74% das universidades adota o modelo paritário, contra 25% que adota o voto proporcional e uma universidade que adota um novo modelo, o comunitário. Concluiu-se que as universidades, em menor ou maior grau, possuem abertura democrática para a escolha de seus reitores. |
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A REFORMA DE CÓRDOBA E A DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRASAs universidades surgiram com forte vínculo estrutural à Igreja. Contudo, diferentemente dos moldes europeus, as universidades sul-americanas mostraram forte apelo à democratização e participação da comunidade universitária nos rumos da universidade, intensificada após a Reforma de Córdoba, em 1918, na Argentina. No Brasil, a universidade se estabeleceu como instituição constitucionalmente autônoma e baseada no princípio da gestão democrática. No desenrolar da efetivação das ações democráticas surgiram as consultas à comunidade universitária para a escolha do reitor. Deste modo, esta pesquisa objetivou conhecer o panorama atual das universidades federais brasileiras quanto à sua democratização na escolha dos reitores, incluindo o debate acerca de três modalidades de proporção dos votos: a proporcional, a paritária e a universal. Foi realizada uma pesquisa consultiva a todas as universidades federais do país, do qual constatou-se que cerca de 74% das universidades adota o modelo paritário, contra 25% que adota o voto proporcional e uma universidade que adota um novo modelo, o comunitário. Concluiu-se que as universidades, em menor ou maior grau, possuem abertura democrática para a escolha de seus reitores.INPEAU/UFSC2018-10-16T14:49:49Z2018-10-16T14:49:49Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190514MICHEREFF JUNIOR, VILMAROTTANI, BRENO DE SOUZASOUZA, IRINEU MANOEL DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T14:49:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190514Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T14:49:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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