Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos de Paris, Bianca de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169585
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
id UFSC_2637e79cb8e1d1c2b8c275bca26f0e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169585
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russosLingüísticaUsoTipologia (Linguística)Linguagem e línguasEstudo e ensinoLinguagem e educaçãoAquisição da segunda linguaRussosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.Este trabalho tem por objetivo analisar e discutir práticas de linguagem em um cenário em que imigrantes e descendentes de russos e brasileiros interagem. Em tempos marcados pelo processo de globalização, no qual há uma grande mobilidade de pessoas, línguas e textos, é necessário discutir como a escola lida com esse mundo de fronteiras cada vez mais porosas, em que os atores sociais engajam-se em múltiplas práticas culturais cada vez mais híbridas. Considerando a linguagem como uma prática social e cultural (PENNYCOOK, 2010), as discussões abordam o ensino e aprendizagem de línguas adicionais a partir da perspectiva da Linguística Aplicada (LA) (CAVALCANTI, 2007; CANAGARAJAH, 2011, 2013; JAFFE, 2011, 2012; MAHER, 2007; PENNYCOOK, 2001, 2010; GARCIA 2009; MOITA LOPES, 2008), a qual ajuda na compreensão de diferentes práticas linguísticas e em como as ideologias operam dentre do espaço da sala de aula de línguas. Em relação ao ensino de línguas, a LA se preocupa com os processos culturais, permitindo que os estudos sejam realizados a partir de como e de onde são discursivizados (MOITA LOPES, 2006). O presente trabalho foi desenvolvido numa perspectiva etnográfica, que visa à investigação de uma comunidade e sua cultura (HYMES, 1986; ERICKSON, 2001). Os dados foram gerados por meio da observação participante, entrevistas, conversas informais e análise documental. A análise de dados foi categorizada de acordo com três temas centrais quais sejam: práticas de linguagem, educação linguística e identidades. Os resultados desta pesquisa evidenciam como a ideologia monolíngue e monocultural acabam por "inventar" alunos provenientes de grupos "minoritarizados" no espaço escolar. Essa invenção dos alunos dentro da esfera escolar acaba por essencializar suas identidades, sejam elas de ordem linguística ou cultural. Os resultados apresentados nesta pesquisa contribuem para as discussões relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas em cenários sociolinguísticos complexos, mostrando assim a urgência de se (re)pensar os modelos de ensino para uma educação linguística mais sensível às singularidades locais.<br>Abstract : This work aims to analyze and discuss language practices in a scenario where Russian immigrants and descents interact with Brazilians. In times marked by the globalization process, in which there is great mobility of people, languages and texts, it is necessary to discuss how the school deals with this world of porous borders, in which social actors engage in multiple cultural practices increasingly hybrid. Considering language as a social and cultural practice (PENNYCOOK, 2010), we examine the teaching and learning of additional languages from the perspective of Applied Linguistics (AL) (CAVALCANTI, 2007; CANAGARAJAH 2011, 2013; JAFFE, 2011, 2012; MAHER, 2007; PENNYCOOK, 2001, 2010; GARCIA 2009; MOITA LOPES, 2008), which helps us to understand different linguistic practices and how ideologies operate within the space of the language classroom. With regard to language teaching, the LA cares about cultural processes, allowing studies to be conducted from how and where they are discursivized (MOITA LOPES, 2006). This work was developed in an ethnographic perspective, which aims to investigate a community and its culture (HYMES, 1986; ERICKSON, 2001). The data were generated by means of participant observation, interviews, informal conversations, and document analysis. Data analysis was categorized according to three main themes, namely: language practices, language education and identities. Our results show how monolingual and monocultural ideology "invent" students from "minority" groups at school. This invention of the students within the school sphere essentializes their identities, either in a linguistic or cultural way. The results presented in this research contribute to the discussions concerning the teaching and learning of languages in complex sociolinguistic scenarios, thus showing the urgent need to (re)think the teaching models for a language education more sensitive to local singularities.Lucena, Maria Inêz ProbstUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos de Paris, Bianca de2016-10-19T13:12:49Z2016-10-19T13:12:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| il.application/pdf338151https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169585porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T13:12:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169585Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:12:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
title Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
spellingShingle Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
Campos de Paris, Bianca de
Lingüística
Uso
Tipologia (Linguística)
Linguagem e línguas
Estudo e ensino
Linguagem e educação
Aquisição da segunda lingua
Russos
title_short Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
title_full Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
title_fullStr Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
title_full_unstemmed Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
title_sort Colisão de identidades, culturas e linguagem: um estudo etnográfico em uma comunidade de descendentes de russos
author Campos de Paris, Bianca de
author_facet Campos de Paris, Bianca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucena, Maria Inêz Probst
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos de Paris, Bianca de
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Uso
Tipologia (Linguística)
Linguagem e línguas
Estudo e ensino
Linguagem e educação
Aquisição da segunda lingua
Russos
topic Lingüística
Uso
Tipologia (Linguística)
Linguagem e línguas
Estudo e ensino
Linguagem e educação
Aquisição da segunda lingua
Russos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T13:12:49Z
2016-10-19T13:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 338151
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169585
identifier_str_mv 338151
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652337304043520