Representações sobre formação de professoras para jardins de infância em Santa Catarina (1920-1960): estado, congregações femininas católicas e associações femininas luteranas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Patrícia Regina Silveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216560
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Representações sobre formação de professoras para jardins de infância em Santa Catarina (1920-1960): estado, congregações femininas católicas e associações femininas luteranasEducaçãoInfânciaEducação infantilJardim de infânciaProfessorasEducaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa, em nível de doutorado, está inserida nos estudos históricos da Educação Infantil, com ênfase na formação. Seu objetivo foi investigar representações sobre a formação de professoras para jardins de infância em Santa Catarina entre os anos 1920 e 1960, período da expansão do número de jardins de infância e da profusão de reformas educacionais. Tomando por base a investigação em três instâncias ? estado, congregações femininas católicas e associações femininas luteranas ?, parte da análise documental de variada tipologia de fontes (leis, anais, atas, relatórios, crônicas, fontes orais). A opção pela Nova História Cultural, como aporte teórico-metodológico, levou a operar, em especial, com o conceito de representação dado por Roger Chartier, em diálogo com os estudos sobre saberes docentes de Maurice Tardif e sobre a cultura empírica de Agustin Escolano Benito, os quais sustentam a análise da formação de professoras para os jardins de infância no período. Outra frente foi a História Oral, tendo os estudos de Alessandro Portelli e Verena Alberti contribuído no trato das fontes orais. A 1ª Conferência Estadual do Ensino Primário, em 1927, em especial a tese do inspetor escolar João dos Santos Areão, conclama pela criação de jardins de infância públicos e pela formação especializada de professoras no curso normal e na prática em jardim de infância. Nas décadas seguintes, leis deliberaram sobre a criação de jardins de infância anexos aos institutos de educação, sobre um curso de especialização para professoras pré-primárias e sobre um programa para jardins de infância. Os dados da pesquisa permitem afirmar que em Santa Catarina a frente da formação de professoras para o exercício da docência nessas instituições foi assumida pela iniciativa confessional feminina católica e luterana, igualmente responsáveis por sua criação. O estado catarinense, em paralelo, acompanhou, na letra da lei, as deliberações nacionais sobre a criação de jardins de infância e, posteriormente, sobre a formação de professoras; contudo, não as efetivou prontamente. Neste sentido, há uma evidente defasagem entre o anunciado e o concretizado, o que não impediu de apreender representações do estado catarinense sobre a formação de professoras imbricada na educação moral cristã das mulheres, nos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil e nos métodos específicos para atuar em jardins de infância, sendo imprescindível a formação na prática. A formação de professoras para atuar em jardins de infância católicos e luteranos aconteceu de modo singular, em especial no âmbito de congregações femininas católicas e associações femininas luteranas. Por diferentes espaços de sociabilidades, dentre os quais casa, igreja, escola, associação, a formação deu-se no domínio de saberes curriculares e saberes experienciais. No contexto da religião cristã, da cultura, do associativismo feminino, da comunidade étnica, e permeada por códigos e princípios que regiam a vida dessas mulheres no período, a representação da formação de professoras de jardim de infância deu-se sob a tríade mulher-mãe-professora, em que pese a importância dada à especialização diante das especificidades da faixa etária e métodos. Princípios de Froebel estiveram presentes nas três instâncias investigadas, assim como, seguindo o contexto do período analisado, princípios vinculados à Escola Nova e a seus educadores, como Decroly e Maria Montessori, evidenciados nos jardins de infância catarinenses.Abstract: This research, at the doctoral level, is inserted in the historical studies of Early Childhood Education, with emphasis on training. Its objective was to investigate representations about the formation of teachers for Kindergarten in Santa Catarina between the 1920s and 1960s, a period of expansion in the number of Kindergarten and the profusion of educational reforms. Based on the investigation in three instances - state, Catholic female congregations and Lutheran women's associations -, it starts from the documentary analysis of varied typology of sources (laws, annals, minutes, reports, chronicles, oral sources). The option for the New Cultural History, as a theoretical and methodological contribution, led to operate, especially, with the concept of representation given by Roger Chartier, in dialogue with the studies on Maurice Tardif's teaching knowledge and on the empirical culture of Agustin Escolano Benito, which support the analysis of the training of teachers for Kindergarten in the period. Another front was Oral History, with the studies of Alessandro Portelli and Verena Alberti contributing to the treatment of oral sources. The 1st State Conference of Primary Education, in 1927, in particular the thesis of the school inspector João dos Santos Areão, calls for the creation of public Kindergarten and the specialized training of teachers in the normal course and in Kindergarten practice. In the following decades, laws passed on the creation of two Kindergarten attached to educational institutes, on a specialization course for pre-primary teachers and on a Kindergarten program. The research data allow us to affirm that in Santa Catarina the front of the training of teachers for the exercise of teaching in these institutions was assumed by the feminine Catholic and Lutheran initiative, equally responsible for its creation. The state of Santa Catarina, in parallel, followed, in the letter of the law, the national deliberations on the creation of Kindergarten and, later, on the training of teachers; however, he did not implement them promptly. In this sense, there is an evident gap between what has been announced and what has been achieved, which has not prevented the apprehension of representations of the state of Santa Catarina about the formation of teachers involved in the Christian moral education of women, in scientific knowledge about child development and in specific methods to act in Kindergarten, for what training in practice is essential. The training of teachers to work in these institutions, whether Catholic or Lutheran, took place in a unique way, especially within the scope of Catholic female congregations and Lutheran women's associations. Through different spaces of sociability, including house, church, school, association, the training took place in the domain of curricular knowledge and experiential knowledge. In the context of the Christian religion, culture, female associations, the ethnic community, and permeated by codes and principles that governed the lives of these women in the period, the representation of the training of teachers of Kindergarten took place under the triad woman- mother-teacher, despite the importance given to specialization in face of the specificities of the age range and methods. Froebel's principles were present in the three investigated instances, as well as following the context of the analyzed period, principles linked to Escola Nova and its educators, such as Decroly and Maria Montessori, evidenced in the Kindergarten of Santa Catarina.2020Rocha, Eloisa Acires CandalBatista, RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaSá, Patrícia Regina Silveira de2020-10-21T21:31:18Z2020-10-21T21:31:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis349 p. | tabs.application/pdf370078https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216560porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:31:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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