Serviços de informação acessíveis para deficientes visuais em bibliotecas de instituições de ensino superior no município de Florianópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99420 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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Serviços de informação acessíveis para deficientes visuais em bibliotecas de instituições de ensino superior no município de FlorianópolisBiblioteconomiaCiência da informaçãoServiços de informaçãoBibliotecas universitariasFlorianopolis (SC)AcessibilidadeDeficientes visuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAborda-se a temática da acessibilidade voltada aos serviços de informação em bibliotecas universitárias do município de Florianópolis. A relevância do estudo justifica-se pela ampliação do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior, criando novas demandas de serviços nas bibliotecas universitárias. O objetivo geral foi identificar os serviços de informação das bibliotecas universitárias das instituições de ensino superior de Florianópolis, acessíveis aos deficientes visuais. Como objetivos específicos foram estabelecidos: caracterizar os serviços de informação das bibliotecas universitárias das IES de Florianópolis acessíveis aos deficientes visuais, de acordo com a bibliografia sobre o tema; verificar a conformidade dos serviços disponibilizados pelas IES com as especificações legais e técnicas; e identificar os fatores que influenciam no acesso aos serviços de informação das bibliotecas universitárias pelos deficientes visuais. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, empregando o método exploratório. A pesquisa foi realizada por meio das seguintes etapas: a) levantamento de dados sobre as bibliotecas que formaram o universo de pesquisa, por meio de seus sites institucionais; b) entrevista com os gestores das bibliotecas, tomando por base as diretrizes da IFLA, disponíveis no documento intitulado "Bibliotecas para cegos na era da informação: diretrizes de desenvolvimento"; c)observação das bibliotecas in loco,com base na NBR 9050;d) entrevista com a Coordenadora da Biblioteca Virtual da ACIC;e) tabulação dos dados; e f)análise e interpretação dos dados. Foram identificados 14 deficientes visuais matriculados nas IES de Florianópolis, distribuídos em três instituições. Concluiu-se que os serviços de informação não são acessíveis aos deficientes visuais; apenas uma biblioteca oferece serviços voltados a essas pessoas (7,14%).Chagas, Magda TeixeiraUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegatti, Yara2013-03-04T20:14:10Z2013-03-04T20:14:10Z2013-03-04T20:14:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 p.| il., grafs., tabs.application/pdf312248http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99420porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:03:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:03:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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