O espaço de práticas do folclore "alemão" autêntico no Brasil: um estudo de sociologia da cultura e das elites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186102 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018. |
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O espaço de práticas do folclore "alemão" autêntico no Brasil: um estudo de sociologia da cultura e das elitesSociologiaSociologia políticaFolcloreAlemãesDanças folclóricasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2018.Podemos constatar o papel chave das elites culturais na legitimação de padrões de ?autenticidade? no contexto de uma vasta gama de práticas culturais e artísticas. No Brasil, especialmente em alguns estados da região Sul, agentes sociais atuam na definição, preservação e promoção do folclore alemão ?autêntico? e ?legítimo?. Desta forma, com base no aporte teórico-metodológico da Sociologia da Cultura e da Sociologia das Elites, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de agentes individuais e institucionais que atuam na definição, regulação e legitimação do folclore ?alemão? dotado de ?autenticidade?, ?fidedignidade histórica? e ?valor simbólico?. Dito de outro modo, o estudo visa analisar como se estrutura o espaço de práticas do folclore alemão ?autêntico? no Brasil, com destaque ao fenômeno da ?dança folclórica?, manifestação cultural mais importante no contexto do que se compreende por ?folclore alemão? e, de modo correlato, à utilização dos trajes folclóricos que dão suporte à prática da dança. Ao analisar os principais agentes que compõem tal espaço, a pesquisa identifica a elite cultural responsável pelo trabalho de mediação cultural e legitimação do folclore ?alemão? no Brasil, bem como as concepções de ?autenticidade? vigentes no espaço e as fontes históricas que sustentam o trabalho de legitimação cultural. No primeiro capítulo, procedo a uma análise da sociogênese do espaço de práticas do folclore ?alemão? no Brasil, visando reconstituir o contexto de surgimento e de desenvolvimento da prática do folclore ?alemão?. Para tanto, identifico um conjunto amplo, diversificado e articulado de práticas e iniciativas, desenroladas após o Estado Novo (1937-1945), como parte de um esforço de rearticulação e de recomposição das elites do grupo étnico alemão no Brasil. No segundo capítulo, analiso o espaço de práticas do folclore ?alemão? no Brasil, isto é, as principais instituições e agentes que constituem tal microcosmo social. São analisadas a história e as práticas da Associação Cultural Gramado (ACG), principal entidade formadora e representativa do folclore ?alemão? em nível nacional, das ?ligas? ou ?associações regionais? do folclore, que têm atuação em âmbitos estadual e regional, e dos grupos de dança folclórica, com atuação em nível municipal ou local. Ao final do capítulo, apresento e analiso os principais caracteres sociais ? origem social, trajetória e trunfos sociais ? da elite cultural folclorista. No terceiro capítulo, enfoco propriamente a prática do folclore ?alemão? no Brasil. Para tanto, analiso o trabalho de mediação cultural realizado pela elite cultural folclorista, que consiste na decodificação de fontes históricas e na prescrição de práticas que garantem a ?autenticidade? do folclore, por meio da reprodução de fontes históricas do modo mais fiel e fidedigno possível. No quarto capítulo, visando apresentar considerações finais à obra, analiso as concepções de folclore ?alemão? formuladas e promovidas pelos especialistas em folclore, elaborando uma discussão sociológica mais ampla acerca do fenômeno da ?cultura popular? e suas múltiplas apropriações, problematizando o lugar do folclore ?alemão? entre as esferas da ?arte?, da ?cultura erudita? e da ?cultura popular?.Abstract : It may be observed the key role of cultural elites in legitimizing patterns of ?authenticity? in the context of a wide range of cultural and artistic practices. In Brazil, especially in some states of the South region, social agents act in the definition, preservation and promotion of ?authentic? and ?legitimate? German folklore. Thus, based on the theoretic-methodological contribution of the Sociology of Culture and the Sociology of Elites, this research aims to analyze the practices of individual and institutional agents that act in the definition, regulation and legitimization of ?German? folklore endowed with ?authenticity?, ?historical reliability? and ?symbolic value?. In other words, the study aims to analyze the structure of the space of practices of ?authentic? German folklore in Brazil, with emphasis on the phenomenon of ?folk dance?, the most important cultural manifestation in the context of what is understood by ?German folklore? and, in a related way, on the use of folk costumes that support the practice of dance. Analyzing the most important agents that constitute such space, the research identifies the cultural elite responsible for the work of cultural mediation and legitimization of ?German? folklore in Brazil, as well as the ?authenticity? conceptions existing in the space and the historical sources that support the work of cultural legitimization.In the first chapter, I analyze the sociogenesis of the space of practices of ?German? folklore in Brazil, in order to reconstruct the context of the emergence and development of the practice of ?German? folklore. To this end, I identify a broad, diversified and articulated set of practices and initiatives, developed after the Estado Novo (1937-1945), as part of an effort of rearticulation and recomposition of the elites of the German ethnic group in Brazil. In the second chapter, I analyze the space of practices of ?German? folklore in Brazil, that is, the most important institutions and agents that constitute such social microcosm. The chapter analyses the history and the practices of the Associação Cultural Gramado (ACG), the most important formative and representative entity of the ?German? folklore at the national level, of the ?leagues? or ?regional associations? of folklore, which operate at the state and regional levels, and of the folk dance groups, performing at the municipal or local level. At the end of the chapter, I present and analyze the main social attributes ? social origin, trajectory and social trumps ? of the folkloristic cultural elite. In the third chapter, I focus on the practice of ?German? folklore in Brazil. To that end, I analyze the work of cultural mediation carried out by the folkloristic cultural elite, which consists in the decoding of historical sources and the prescription of practices that guarantee the ?authenticity? of folklore, through the reproduction of historical sources as much exact and reliable as possible. In the fourth chapter, in order to present final considerations to the work, I analyze the conceptions of ?German? folklore formulated and promoted by the folklore experts, elaborating a broader sociological discussion about the phenomenon of ?popular culture? and its multiple appropriations, problematizing the place of ?German? folklore between the spheres of ?art?, ?erudite culture? and ?popular culture?.Bergamo, AlexandreUniversidade Federal de Santa CatarinaVoigt, Lucas2018-05-10T17:11:05Z2018-05-10T17:11:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis376 p.| il.application/pdf353622https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186102porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-10T17:11:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186102Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-10T17:11:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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