Integração da Infraestrutura de Transporte do Cone Sul e seu Projetos (1997-2017): A viabilidade do Corredor Bioceânico Central Coquimbo - Porto Alegre (CBC)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231282 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
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Integração da Infraestrutura de Transporte do Cone Sul e seu Projetos (1997-2017): A viabilidade do Corredor Bioceânico Central Coquimbo - Porto Alegre (CBC)Corredor BioceânicoInfraestruturaIntegração RegionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.O Corredor Bioceânico Central Coquimbo - Porto Alegre (CBC) é um projeto de infraestrutura de transporte rodoviário que pretende interligar o oceano Atlântico ao Pacifico, não é o único, mas tem grande chance de ser o primeiro corredor efetivo do Cone Sul, ligando os principais centros comerciais da região através de uma rota mais curta por meio de uma infraestrutura existente, tendo como principal gargalo o túnel binacional de Água Negra na cordilheira dos Andes. O objetivo deste trabalho é compreender a viabilidade do CBC, abordando questões das principais teorias de integração regional, política e econômica, além do regionalismo, da importância da infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social e dos impactos da infraestrutura de transporte para a dinâmica comercial. Os exemplos utilizados para compreender a viabilidade do CBC são projetos de infraestrutura que têm como prioridade os modais mais eficientes e com menor custo econômico e ambiental, com ênfase ao transporte hidroviário e ferroviário. O exemplo do eixo Mercosul-Chile é adotado pelo fato de fazer parte dos investimentos da carteira de projetos da COSIPLAN. Para avaliar a viabilidade do CBC, foram analisadas suas principais características como população, território, infraestrutura de transporte e comércio exterior das regiões envolvidas. Conclui-se que o projeto é viável, pelo fato de ser a principal rota comercial terrestre entre o Brasil, Argentina e o Chile.Florianópolis, SCSeabra, FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva Júnior, Heráclio Costa da2022-02-14T17:14:31Z2022-02-14T17:14:31Z2022-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis98 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231282info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-02-14T17:14:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T17:14:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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