Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157167 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
id |
UFSC_26e2f15f007f0c377d7e343e29d0655b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157167 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast foodRoteirização, Simulated Annealing, Método da Varredura, Fast FoodTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.O ramo alimentício de fast food vem crescendo e exigindo maior competitividade das empresas neste setor, as quais frequentemente buscam medidas que reduzam seus custos sem alterar a qualidade de seus produtos. As medidas logísticas apresentam bons resultados para este cenário e tem despertado o interesse de empresários e pesquisadores. O processo de distribuição de produtos, em especial a roteirização, é uma das áreas logísticas que tem se destacado, devido, principalmente, a sua alta representatividade em relação aos custos logísticos. Desta forma, o presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso sobre a distribuição de produtos alimentícios de fast food da empresa Capitão Gourmet, responsável por produzir e entregar os calzones da rede Mini Kalzone. O estudo compreende o entendimento do procedimento atual da distribuição dos produtos da empresa, para então propor um método quanto à definição das rotas de distribuição a serem utilizadas de modo a reduzir as distâncias totais percorridas e por consequência o custo gasto em combustível. Portanto, é desenvolvido um programa computacional implementado na linguagem C++, para a roteirização de uma frota de veículos heterogêneos utilizando ferramentas heurísticas e metaheurísticas, com o uso dos métodos da varredura e Simulated Annealing, respectivamente. Por fim, com o método proposto obtém-se uma queda média do custo com combustível de aproximadamente 22%, bem como uma redução média de 21,17% das distâncias totais percorridas, sendo 12,17% das reduções resultado médio do método varredura e 10,74% a média de melhora com a utilização do SA. Palavras-chave: Roteirização. Fast food. Método da Varredura. Simulated Annealing.The fast food branch has been growing up and requiring a higher competitivety from the companies on this field, which frequently look for ways to reduce their expenses without changing the quality of their products. The logistic ways have presented good results for this scenario and they have called the interrest of bussinessmen and researchers. The process of products spreading, especially the scripting, is one of logistic fields, which has called attention, because of mainly its high representativeness dealing to logistic expenses. This way, the present course conclusion paper presents a case study about the Capitão Gourmet fast food distribuition, responsible for producing and handling the calzones from Mini Kalzone net. The study shows the understanding of the updated procedure of the distribuition of the company products, and so to suggest a method regard to the definition of the distribution ways to be used in order to reduce the total distance done and so the expense paid in gasoline. Then, it´s been developed a computer program done on the C++ language in order to have a route of a bunch of homogenous cars using heuristic and mataheuristic tools, with the use of the Sweeping and Simulated Annealing methods, respectively. Finally, there's an average falling of the gasoline expense around 22%, as well as an average falling around 21,17% from the total distances done, being 12,17% from the reduction, an avarage result of the Sweeping method and 10,74 % the improvement average with the use of SA. Key words: Routing, Fast food, Sweeping Method, Simulated Annealing.Silva, Vanina Macowski DurskiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Luiza Fuhrmann Kehrig2015-12-15T16:27:22Z2015-12-15T16:27:22Z2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157167porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-16T19:36:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157167Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-16T19:36:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
title |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
spellingShingle |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food Silva, Luiza Fuhrmann Kehrig Roteirização, Simulated Annealing, Método da Varredura, Fast Food |
title_short |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
title_full |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
title_fullStr |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
title_full_unstemmed |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
title_sort |
Distribuição física de produtos em uma empresa de fast food |
author |
Silva, Luiza Fuhrmann Kehrig |
author_facet |
Silva, Luiza Fuhrmann Kehrig |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Vanina Macowski Durski Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiza Fuhrmann Kehrig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteirização, Simulated Annealing, Método da Varredura, Fast Food |
topic |
Roteirização, Simulated Annealing, Método da Varredura, Fast Food |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15T16:27:22Z 2015-12-15T16:27:22Z 2015-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157167 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652247471489024 |