Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_26e427a85bf64eeb7e902a4890da5f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122679 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografiaGeografiaEstudo e ensinoFotografiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.O desenvolvimento deste estudo está pautado em três distintos eixos, sendo o primeiro pertencente ao Ensino de Geografia, o segundo a Metodologia Participativa e o terceiro as Imagens no Ensino de Geografia. Tivemos como objetivo principal dialogar sobre o uso das fotografias seqüenciais como disparador e problematizador de conceitos no ensino de geografia. As fotografias seqüenciais captadas pelos próprios alunos, aqui chamadas de foto-sequencia foram desenvolvidas em duas escolas públicas do ensino fundamental II, equivalentes ao 9° ano. Esse trabalho descreve um pouco sobre o processo de estudo da análise da imagem em um viés geográfico e demonstra como se sucedeu a aplicação prática no ensino de Geografia.<br>Abstract : The development of this study is guided by three distinct axes, the first belonging to the School of Geography, the second and third Participatory Methodology Images in Teaching Geography. We had as main objective to talk about the use of photographs as sequential trigger problematizations concepts in geography teaching. The sequential pictures captured by the students themselves, here called photo-sequence were developed in two public schools elementary school II, equivalent to 9th grade. This work describes a little about the process of studying image analysis in a geographical bias, and shows how it succeeded practical application in teaching Geography.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Roberto Souza2014-08-06T17:14:00Z2014-08-06T17:14:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il.application/pdf323924https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:14:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122679Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
title |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
spellingShingle |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia Ribeiro, Roberto Souza Geografia Estudo e ensino Fotografia |
title_short |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
title_full |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
title_fullStr |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
title_full_unstemmed |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
title_sort |
Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia |
author |
Ribeiro, Roberto Souza |
author_facet |
Ribeiro, Roberto Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Rosemy da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Roberto Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Estudo e ensino Fotografia |
topic |
Geografia Estudo e ensino Fotografia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-06T17:14:00Z 2014-08-06T17:14:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
323924 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679 |
identifier_str_mv |
323924 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
130 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652258436448256 |