Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberto Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.
id UFSC_26e427a85bf64eeb7e902a4890da5f6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122679
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografiaGeografiaEstudo e ensinoFotografiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.O desenvolvimento deste estudo está pautado em três distintos eixos, sendo o primeiro pertencente ao Ensino de Geografia, o segundo a Metodologia Participativa e o terceiro as Imagens no Ensino de Geografia. Tivemos como objetivo principal dialogar sobre o uso das fotografias seqüenciais como disparador e problematizador de conceitos no ensino de geografia. As fotografias seqüenciais captadas pelos próprios alunos, aqui chamadas de foto-sequencia foram desenvolvidas em duas escolas públicas do ensino fundamental II, equivalentes ao 9° ano. Esse trabalho descreve um pouco sobre o processo de estudo da análise da imagem em um viés geográfico e demonstra como se sucedeu a aplicação prática no ensino de Geografia.<br>Abstract : The development of this study is guided by three distinct axes, the first belonging to the School of Geography, the second and third Participatory Methodology Images in Teaching Geography. We had as main objective to talk about the use of photographs as sequential trigger problematizations concepts in geography teaching. The sequential pictures captured by the students themselves, here called photo-sequence were developed in two public schools elementary school II, equivalent to 9th grade. This work describes a little about the process of studying image analysis in a geographical bias, and shows how it succeeded practical application in teaching Geography.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Roberto Souza2014-08-06T17:14:00Z2014-08-06T17:14:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il.application/pdf323924https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:14:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122679Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
title Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
spellingShingle Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
Ribeiro, Roberto Souza
Geografia
Estudo e ensino
Fotografia
title_short Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
title_full Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
title_fullStr Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
title_full_unstemmed Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
title_sort Geografia e imagem: a foto-sequência como metodologia participativa no 9º ano do ensino fundamental de geografia
author Ribeiro, Roberto Souza
author_facet Ribeiro, Roberto Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Roberto Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Fotografia
topic Geografia
Estudo e ensino
Fotografia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:14:00Z
2014-08-06T17:14:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 323924
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679
identifier_str_mv 323924
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652258436448256