O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendhausen, Adriana Maria Pereira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_26f198d0ce20a2e3a61962dc82f06a7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88411
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004EducaçãoEducação infantilProfessores de educação fisicaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo do presente trabalho é analisar um processo de formação continuada de professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), oferecido entre os anos de 1993 e 2004, a partir das narrativas de alguns dos atores desse processo: professoras e consultores/as. Foram convidados para fazer parte da pesquisa cinco professoras atuantes na Educação Infantil na RMEF que vivenciaram, com maior ou menor intensidade, os vários momentos daquele processo. Foram entrevistados, também, dois consultores que coordenaram a formação em questão. Além destas entrevistas foram consultados documentos que selecionei de um conjunto coletado junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e, também, documentos do acervo pessoal de profissionais que acompanharam o processo de formação que está sendo pesquisado. As professoras assumem o protagonismo desta pesquisa, com destaque para o material empírico recolhido nas entrevistas. É das memórias dessa história de formação que trata esta investigação. O fio condutor destas memórias, aquilo que as articula, é o conceito de formação que revelam na elaboração das narrativas. É a partir deste conceito, tensionado pelo referencial teórico estruturado com base nos escritos do filósofo Theodor W. Adorno, que analiso o processo de formação continuada em questão. Desta articulação entre as memórias expressas nas narrativas e o referencial teórico, foi possível construir quatro categorias de análise: Infância e práticas corporais; Formação inicial - da falsa representação sobre a Educação Física; A entrada no campo de trabalho; e Formação continuada - construção de um discurso descontínuo. Nas narrativas das professoras, articuladas nestas categorias, é possível encontrar as marcas de seu protagonismo na construção de sua história de formação, a busca da saída de uma condição de menoridade na relação com o conhecimento, de si e do mundo, nas relações que estabelecem com seus semelhantes e dessemelhantes ao longo das histórias aqui narradas, dizendo dos percalços pelos quais passaram, afirmando que é preciso resistir àquilo que se impõe como dominação nos processos formativos. As professoras nos propõem/advertem/alertam para a necessidade de nos vermos como sujeitos que fazem escolhas, que optam e, assim, que recusam uma condição de tutela nos processos de formação pelos quais optamos trilhar.Florianópolis, SCVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaWendhausen, Adriana Maria Pereira2012-10-22T08:43:57Z2012-10-22T08:43:57Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238115http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:45:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88411Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:45:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
title O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
spellingShingle O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
Wendhausen, Adriana Maria Pereira
Educação
Educação infantil
Professores de educação fisica
Formação
title_short O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
title_full O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
title_fullStr O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
title_full_unstemmed O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
title_sort O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
author Wendhausen, Adriana Maria Pereira
author_facet Wendhausen, Adriana Maria Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendhausen, Adriana Maria Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Professores de educação fisica
Formação
topic Educação
Educação infantil
Professores de educação fisica
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T08:43:57Z
2012-10-22T08:43:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 238115
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411
identifier_str_mv 238115
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651999365824512