O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_26f198d0ce20a2e3a61962dc82f06a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88411 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004EducaçãoEducação infantilProfessores de educação fisicaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO objetivo do presente trabalho é analisar um processo de formação continuada de professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), oferecido entre os anos de 1993 e 2004, a partir das narrativas de alguns dos atores desse processo: professoras e consultores/as. Foram convidados para fazer parte da pesquisa cinco professoras atuantes na Educação Infantil na RMEF que vivenciaram, com maior ou menor intensidade, os vários momentos daquele processo. Foram entrevistados, também, dois consultores que coordenaram a formação em questão. Além destas entrevistas foram consultados documentos que selecionei de um conjunto coletado junto à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e, também, documentos do acervo pessoal de profissionais que acompanharam o processo de formação que está sendo pesquisado. As professoras assumem o protagonismo desta pesquisa, com destaque para o material empírico recolhido nas entrevistas. É das memórias dessa história de formação que trata esta investigação. O fio condutor destas memórias, aquilo que as articula, é o conceito de formação que revelam na elaboração das narrativas. É a partir deste conceito, tensionado pelo referencial teórico estruturado com base nos escritos do filósofo Theodor W. Adorno, que analiso o processo de formação continuada em questão. Desta articulação entre as memórias expressas nas narrativas e o referencial teórico, foi possível construir quatro categorias de análise: Infância e práticas corporais; Formação inicial - da falsa representação sobre a Educação Física; A entrada no campo de trabalho; e Formação continuada - construção de um discurso descontínuo. Nas narrativas das professoras, articuladas nestas categorias, é possível encontrar as marcas de seu protagonismo na construção de sua história de formação, a busca da saída de uma condição de menoridade na relação com o conhecimento, de si e do mundo, nas relações que estabelecem com seus semelhantes e dessemelhantes ao longo das histórias aqui narradas, dizendo dos percalços pelos quais passaram, afirmando que é preciso resistir àquilo que se impõe como dominação nos processos formativos. As professoras nos propõem/advertem/alertam para a necessidade de nos vermos como sujeitos que fazem escolhas, que optam e, assim, que recusam uma condição de tutela nos processos de formação pelos quais optamos trilhar.Florianópolis, SCVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaWendhausen, Adriana Maria Pereira2012-10-22T08:43:57Z2012-10-22T08:43:57Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238115http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:45:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88411Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:45:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
title |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
spellingShingle |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 Wendhausen, Adriana Maria Pereira Educação Educação infantil Professores de educação fisica Formação |
title_short |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
title_full |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
title_fullStr |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
title_full_unstemmed |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
title_sort |
O processo de formação continuada dos professores e professoras de educação física que atuam na educação infantil no município de Florianópolis: 1993-2004 |
author |
Wendhausen, Adriana Maria Pereira |
author_facet |
Wendhausen, Adriana Maria Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Alexandre Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wendhausen, Adriana Maria Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação infantil Professores de educação fisica Formação |
topic |
Educação Educação infantil Professores de educação fisica Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T08:43:57Z 2012-10-22T08:43:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
238115 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411 |
identifier_str_mv |
238115 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651999365824512 |