Capoeira Angola como uma ferramenta político pedagógicas e suas contribuições na vida de seus praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Suelen Pamplona dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191320
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
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spelling Capoeira Angola como uma ferramenta político pedagógicas e suas contribuições na vida de seus praticantesCapoeira AngolaTransformaçõesCultura brasileiraResistência ao capitalismoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A realização desse trabalho de pesquisa parte da minha experiência de dez anos com a prática da Capoeira Angola na Escola de Capoeira Irmãos da Beira Mar de Angola (ECIBA). É uma pesquisa descritiva exploratória de cunho histórico dialético. O objetivo principal foi conhecer as contribuições da Capoeira Angola para os participantes da escola ECIBA e também os compromissos políticos pedagógicos presentes nessa prática pedagógica. Neste tempo ocorreu um processo contínuo de estudos cujos assuntos versavam sobre a arte da capoeira, a sua origem, sua identidade, finalidade e a capacidade de transformação social. O contexto sócio- histórico que surge a Capoeira é o da época da escravidão - Brasil colonial, cheio de contradições. Assim, nasce de uma situação de opressão e a contestação à ordem e todo tipo de resistência é sua maior marca. Por tudo que a capoeira é, e significa pra mim, comprometi-me em fazer esta pesquisa como forma de tributo aos ensinamentos adquiridos e, por isso, o seu foco é o registro e a sistematização das bases teóricas que estão presentes na escola ECIBA, em sua prática pedagógica. O processo de construção da capoeira que conhecemos hoje leva anos, nesse processo encontramos vários modelos de organização da capoeira com formulações diferentes. Nessa configuração temos a Capoeira Regional, Capoeira Angola e Capoeira Contemporânea. Para este estudo elegemos a Capoeira Angola como nossa referencia haja vista ser esta o tipo que é trabalhado na Escola ECIBA. Fizemos um resgate histórico e sistematizamos os seus principais fundamentos. Deste modo apresentamos a história de sua criação e dos Mestres responsáveis pela sua organização. Para analisar as contribuições ocorridas na vida dos participantes da escola definimos, a priori, categorias: 1- Mudanças e Transformações, 2- A Cultura Brasileira e a 3- Resistências ao modo de produzir a vida no capitalismo. Da análise constatamos que a prática da Capoeira Angola na Escola ECIBA parte de fundamentos teóricos e compromissos sociais cujas consequências na vida de seus estudantes são as mudanças no modo de pensar e agir. Afirmam o seu papel histórico transformador na vida de pessoas. O princípio de coletividade, de diversidade, de respeito, forma sujeitos críticos. As determinações capitalistas tornam-se visíveis e, com isso, os estudantes resistem e conseguem transformar a realidade. Por fim vimos que os princípios que forjam a Capoeira Angola são antagônicos aos da sociedade capitalista, logo, o seu ensino é um processo de educação emancipatória por conta da sua força transformadora.Florianópolis, SCSouza, Iracema Soares deUniversidade Federal de Santa CatarinaPassos, Suelen Pamplona dos2018-11-19T17:25:05Z2018-11-19T17:25:05Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis142 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191320porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T17:25:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191320Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-19T17:25:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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