Tornar-se professora xokleng/laklãnõ: escolarização, ensino superior e identidade étnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Cátia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90249
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling Tornar-se professora xokleng/laklãnõ: escolarização, ensino superior e identidade étnicaEducaçãoIndios XoklengEducaçãoProfessoresFormaçãoIndios XoklengIdentidade etnicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTendo como base os referenciais teóricos da Antropologia e da Educação, esta dissertação objetiva compreender como se constitui a identidade étnica para as professoras Xokleng/Laklãnõ, no contexto de escolarização e Ensino Superior na Uniasselvi, através do qual promoveram a sua formação profissional para exercer a docência nas escolas da Terra Indígena Ibirama. Para tanto, foi necessário investigar quais os sentidos empregados por estas mulheres a determinados elementos culturais significativos extraídos de seus relatos e que são compartilhados por seu povo no processo de designação étnica, sendo: a memória histórica de espoliação do território tradicional, o aldeamento, as experiências de autoria, autonomia da gestão das escolas indígenas, faccionalismo, sistema de nominação, autodenominação, essenciais para entender o ser índia através do olhar não-indígena, as relações de gênero que delimitam o ser índia Xokleng/Laklãnõ e, por fim, o processo de tornar-se professora indígena através da escolarização e formação profissional nos cursos de capacitação de professores indígenas, do magistério diferenciado (ambos oferecidos pelo NEI/SED/SC) e no Ensino Superior da Uniasselvi. Estas mulheres são membros do povo Xokleng/Laklãnõ e residem na Terra Indígena Ibirama, localizada entre os municípios de José Boiteux, Victor Meirelles, Doutor Pedrinho e Itaiópolis. Taking as base the theoretical references of anthropology and education, this dissertation has as its objective to understand how the ethnic identity of "Xokleng/Laklano" teachers is constituted, in the context of primary and upper-level education in "Uniasselvi", means by which their professional qualification as professors in the Aboriginal Land "Ibirama" was attained. For this, an investigation was needed to verify the sense attributed by these women to certain significant cultural elements extracted from their narrations and that are shared by their people in the process of ethnic designation, being: the historical memory of spoliation of the traditional territory, the villages, the experiences of ownership, autonomy for management of the aboriginal schools, factionalism, nomination system, self-denomination, are essential for understanding the Indian through non-aboriginal eyes, the gender relations that delimit being a Xokleng/Laklãnõ indian and finally, the process of becoming an aboriginal teacher through schooling and professionalism in the courses of qualification for aboriginal professors (both offered by the NEI/SED/SC) and in the upper level education of Uniasselvi. These women are members of the Xokleng/Laklãnõ People and reside in the Aboriginal Land Ibirama, located between the municipalities of Jose Boiteux, Victor Meirelles, Doctor Pedrinho and Itaiopolis.Florianópolis, SCFleuri, Reinaldo MatiasTramonte, Cristiana de AzevedoUniversidade Federal de Santa CatarinaWeber, Cátia2012-10-23T07:40:28Z2012-10-23T07:40:28Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis185 f.| il., tabs.application/pdf247688http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T08:33:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T08:33:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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