Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Igor Albuquerque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159873
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2015
id UFSC_274775fff0a34409fdfa55d444fdb21c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159873
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônicoEngenharia mecânicaAviões a jatoRuídoRuído aerodinâmicoAbsorção do somDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2015O jato turbulento na exaustão de motores é uma das principaisfontes de ruído em aviões. Este é um tema de pesquisa emaeroacústica em que os mecanismos de geração de ruído não sãocompletamente compreendidos. Alguns dispositivos de reduçãode ruído têm sido propostos e aplicados em motores de aviões,tais como tabs e chevrons. O presente trabalho se concentra naanálise comparativa entre os escoamentos turbulentos de jatossubsônicos gerados por bocais com e sem chevrons, através datécnica de anemometria de fio quente. O principal objetivo foicompreender o efeito do chevron no campo de escoamento do jatoe os mecanismos de redução de ruído atribuídos a estes bocais.Os resultados mostraram um aumento da intensidade turbulentaaxial na região inicial do jato (x/D < 2) com chevrons e umadiminuição desses níveis na região subsequente. O bocal comchevrons também provocou um maior espalhamento do jato e umacamada cisalhante mais espessa. Os espectros de potência daturbulência evidenciaram a existência de estruturas coerentes nojato, indicando que os chevrons afetam os níveis de energia dessasestruturas, principalmente para número de Strouhal igual a 0,3. <br>Abstract : The turbulent jet issuing from engine exhaustion is one of themain sources of noise in an aircraft. This is a topic in the researchfield of aeroacoustics in which the sound generation mechanismsare not yet fully understood. However, some noise reductiondevices have been developed and applied in aircrafts, such as tabsand chevrons. The present work addresses a comparison betweenthe flow fields generated by nozzles with and without chevronsthrough hot-wire anemometry. The main goal was to understandthe chevron effect on the flow field and the noise reductionmechanisms attributed to such nozzles. The results have shown anincrease in axial turbulent intensity generated by the chevron in theinitial region of the jet (x/D<2) and a decrease in turbulent intensitylevels in the subsequent region. The chevron nozzle also increasedthe spreading of the jet and generated a thicker shear layer. Thepower spectral density showed the existence of coherent structuresin the jet and the chevron was found to affect the energy peaksassociated to these structures, specially at Strouhal number 0.3.Deschamps, César JoséSalazar, Juan Pablo de Lima CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaia, Igor Albuquerque2016-03-15T04:02:12Z2016-03-15T04:02:12Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336502https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159873porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T04:02:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159873Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-15T04:02:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
title Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
spellingShingle Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
Maia, Igor Albuquerque
Engenharia mecânica
Aviões a jato
Ruído
Ruído aerodinâmico
Absorção do som
title_short Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
title_full Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
title_fullStr Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
title_full_unstemmed Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
title_sort Caracterização experimental do efeito de um bocal com chevron sobre o campo turbulento de um jato subsônico
author Maia, Igor Albuquerque
author_facet Maia, Igor Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deschamps, César José
Salazar, Juan Pablo de Lima Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Igor Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Aviões a jato
Ruído
Ruído aerodinâmico
Absorção do som
topic Engenharia mecânica
Aviões a jato
Ruído
Ruído aerodinâmico
Absorção do som
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-15T04:02:12Z
2016-03-15T04:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336502
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159873
identifier_str_mv 336502
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652005018697728