Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Denis Herbert de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842
Resumo: Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4
id UFSC_275c67da66892d633fe8b69eb61fdc60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160842
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.Instituto de Educação do Rio de JaneiroTabuadaAlfredina de Paiva e SouzaTestes pedagógicosEscola NovaDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida por Alfredina de Paiva e Souza, professora chefe da seção de Prática de Ensino do curso de formação do professor primário do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, período marcado pelo movimento da Escola Nova. No presente estudo analisamos, pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural, manuais de ensino e artigos intentando compreender as representações e apropriações de Alfredina de Paiva e Souza, que por meio de pesquisa experimental e inédita, realizou testes em escolas públicas do Rio de Janeiro para saber quais combinações das tabuadas os alunos apresentavam maior dificuldade. Alfredina reafirmou a necessidade de decorar a tabuada, mas diferentemente do método “tradicional”, em que a tabuada era decorada pela ordem crescente dos números, indicou o estudo das tabuadas por combinações divididas em ordem de dificuldade. Também referenciou a necessidade de exatidão nos resultados e organizou testes de velocidade. A proposta desenvolvida por Alfredina foi fruto de pesquisas baseadas em testes e conhecimentos científicos internacionais, desenvolvidos por psicólogos, como o caso de Edward Lee Thorndike e Frank Leslie Clapp. Período em que os testes ganham importância como ferramentas de apoio para legitimar a Pedagogia como um conhecimento científico. As medidas estatísticas e a Psicologia determinam uma nova forma de compreender a criança, e consequentemente configuram novas formas de ensinar da tabuada.Caminhos da Educação Matemática em Revista2016-04-19T22:08:14Z2016-04-19T22:08:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842Leme da Silva, Maria CéliaAlmeida, Denis Herbert deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:08:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:08:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
title Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
spellingShingle Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
Leme da Silva, Maria Célia
Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Tabuada
Alfredina de Paiva e Souza
Testes pedagógicos
Escola Nova
title_short Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
title_full Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
title_fullStr Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
title_full_unstemmed Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
title_sort Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
Almeida, Denis Herbert de
author_role author
author2 Almeida, Denis Herbert de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
Almeida, Denis Herbert de
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Tabuada
Alfredina de Paiva e Souza
Testes pedagógicos
Escola Nova
topic Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Tabuada
Alfredina de Paiva e Souza
Testes pedagógicos
Escola Nova
description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-19T22:08:14Z
2016-04-19T22:08:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842
identifier_str_mv ALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652123701772288