Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842 |
Resumo: | Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4 |
id |
UFSC_275c67da66892d633fe8b69eb61fdc60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160842 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes.Instituto de Educação do Rio de JaneiroTabuadaAlfredina de Paiva e SouzaTestes pedagógicosEscola NovaDisponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida por Alfredina de Paiva e Souza, professora chefe da seção de Prática de Ensino do curso de formação do professor primário do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, período marcado pelo movimento da Escola Nova. No presente estudo analisamos, pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural, manuais de ensino e artigos intentando compreender as representações e apropriações de Alfredina de Paiva e Souza, que por meio de pesquisa experimental e inédita, realizou testes em escolas públicas do Rio de Janeiro para saber quais combinações das tabuadas os alunos apresentavam maior dificuldade. Alfredina reafirmou a necessidade de decorar a tabuada, mas diferentemente do método “tradicional”, em que a tabuada era decorada pela ordem crescente dos números, indicou o estudo das tabuadas por combinações divididas em ordem de dificuldade. Também referenciou a necessidade de exatidão nos resultados e organizou testes de velocidade. A proposta desenvolvida por Alfredina foi fruto de pesquisas baseadas em testes e conhecimentos científicos internacionais, desenvolvidos por psicólogos, como o caso de Edward Lee Thorndike e Frank Leslie Clapp. Período em que os testes ganham importância como ferramentas de apoio para legitimar a Pedagogia como um conhecimento científico. As medidas estatísticas e a Psicologia determinam uma nova forma de compreender a criança, e consequentemente configuram novas formas de ensinar da tabuada.Caminhos da Educação Matemática em Revista2016-04-19T22:08:14Z2016-04-19T22:08:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842Leme da Silva, Maria CéliaAlmeida, Denis Herbert deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T22:08:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160842Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T22:08:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
title |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
spellingShingle |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Leme da Silva, Maria Célia Instituto de Educação do Rio de Janeiro Tabuada Alfredina de Paiva e Souza Testes pedagógicos Escola Nova |
title_short |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
title_full |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
title_fullStr |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
title_full_unstemmed |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
title_sort |
Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia Almeida, Denis Herbert de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Denis Herbert de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia Almeida, Denis Herbert de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto de Educação do Rio de Janeiro Tabuada Alfredina de Paiva e Souza Testes pedagógicos Escola Nova |
topic |
Instituto de Educação do Rio de Janeiro Tabuada Alfredina de Paiva e Souza Testes pedagógicos Escola Nova |
description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/5/4 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-19T22:08:14Z 2016-04-19T22:08:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 48-70, 2014. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652123701772288 |