As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204479 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019. |
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As contribuições da Escola de Chicago para a Ciência da InformaçãoCiência da informaçãoBiblioteconomiaFilosofiaPragmatismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa investigou as contribuições teórico-metodológicas da Escola de Chicago para a Biblioteconomia norte-americana e sua influência no campo epistemológico da Ciência da Informação (CI) no Brasil. Especificamente, se objetivou: historiar o processo de formação da Escola de Chicago, suas concepções teórico-metodológicas, principais autores e a relação deste movimento com a Biblioteconomia norte-americana; discorrer sobre os principais autores, obras e conceitos que se destacaram na área de Biblioteconomia a partir das perspectivas delineadas; buscar publicações na produção científica brasileira em CI que versem sobre autores e/ou temas relacionados ao movimento; investigar em que subáreas da CI os autores brasileiros mais utilizam os recursos teórico-metodológicos da Escola de Chicago. Caracteriza-se como qualitativa, quantitativa e exploratória do tipo bibliográfica, sem delimitação cronológica, a partir do método histórico. A coleta dos dados, primeiramente, se deu pela Biblioteca Digital Journal Storage (JSTOR). Em seguida, as temáticas desenvolvidas por pesquisadores vinculados à Escola de Chicago foram coletadas na JSTOR, Library and Information Science Abstracts (LISA), e se buscou nos acervos das bibliotecas universitárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os dados referentes à produção científica nacional foram retirados da Base de Dados de Periódicos na Ciência da Informação (BRAPCI), Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC) e LISA. Os documentos foram categorizados conforme as grandes classes e subclasses da classificação elaborada por José Manuel Barrueco Cruz, Imma Subirats Coll, Thomas Krichel e Antonella De Robbio, conhecida como Classificação JITA. Como resultado, apresenta-se o processo de criação do movimento da Escola de Chicago desde sua concepção no Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago até seu envolvimento com o Graduate Library School. Além disso, identifica-se que os pesquisadores da Biblioteconomia influentes no movimento foram Lee Pierce Butler, Lester Eugene Asheim e Jesse Hauk Shera. Com relação à produção científica nacional, de acordo com a classificação JITA, as contribuições do movimento estão mais presentes na classe Teorética e Generalidades e Funcionalidades orientadas ao usuário, de direção e de gerenciamento .Abstract : This research investigated the theoretical-methodological contributions of the Chicago School for American Librarianship and its influence in the epistemological field of Information Science (IS) in Brazil. Specifically, it was objectified: to historicize the process of formation of the Chicago School, its theoretical-methodological conceptions, main authors and the relation of this movement with the American Librarianship; to talk about the main authors, works and concepts that stood out in the area of Librarianship from the outlined perspectives; to seek publications in the Brazilian scientific production in IS that deal with authors and / or themes related to the movement; to investigate in which subareas of IS the Brazilian authors most use the theoretical-methodological resources of the Chicago School. It is characterized as qualitative, quantitative and exploratory of the bibliographic type, without chronological delimitation, from the historical method. The data collection, first, was given by the Journal Storage (JSTOR). Then, the themes developed by researchers linked to the Chicago School were collected in the JSTOR, Library and Information Science Abstracts (LISA), and searched the collections of the university libraries of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) and the Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). The data referring to the national scientific production were withdrawn from the Base de Dados de Periódicos na Ciência da Informação (BRAPCI), Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (REDALYC) and by LISA. The documents were categorized according to the classes and subclasses of the classification developed by José Manuel Barrueco Cruz, Imma Subirats Coll, Thomas Krichel and Antonella De Robbio, known as the JITA Classification. As a result, presents the creation process of the Chicago School movement from its conception in the Department of Sociology at the University of Chicago until its involvement with the Graduate Library School. In addition, it is identified that the Librarianship influential researchers in the movement were Lee Pierce Butler, Lester Eugene Asheim and Jesse Hauk Shera. With respect to the national scientific production, according to the JITA classification, the theoretical-methodological contributions of the movement are more present in the Theoretical and Generalities and User-oriented, management and management functions\".Karpinski, CezarUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Keitty Rodrigues2020-02-28T18:05:50Z2020-02-28T18:05:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il., gráfs.application/pdf361635https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204479porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:05:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204479Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:05:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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