Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruseler, Adriano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173824
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_2818d47d107f1f91a5f6224cd21033f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173824
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertosEngenharia elétricaMotores elétricos de induçãoAcionamento elétricoConversores de corrente elétricaInversores elétricosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.Esta tese de doutorado tem por objetivo o estudo em malha aberta de uma nova topologia para o acionamento de motores de indução trifásicos com enrolamentos em aberto e divididos (open-end split winding induction motor drive) alimentados em média tensão, com o uso de semicondutores de baixa tensão e de alta frequência de comutação (20 kHz). Todos os módulos de uma fase são conectados em série na entrada (1200 V) e, assim, promovendo a divisão dos esforços de tensão. Cada submódulo alimenta um enrolamento em particular do motor, o que resulta na divisão da corrente de fase entre os submódulos através da conexão magnética proporcionada pelo motor. O trabalho demostra que existe um auto balanço das tensões de entrada dos módulos na conexão série, uma divisão natural e equilibrada nas correntes de saída dos inversores, o que permite a operação da estrutura em malha aberta. O desenvolvimento do trabalho se inicia com o estudo da versão monofásica, seguido do estudo do equilíbrio de potência dos inversores e finalizando a etapa monofásica com resultados experimentais. Na versão trifásica será realizado um estudo prévio utilizando um transformador trifásico, sendo em seguida conectado a um motor trifásico (660 V, 10 Hp e 6 polos) com três enrolamentos independentes por fase, finalizando a abordagem do trabalho. Algumas das desvantagens incluem o processamento monofásico de potência, ondulação de corrente na entrada CC e o número elevado de capacitores.<br>Abstract : This PhD thesis aims to study in open loop configuration a new topology to drive an open-end split winding induction motor for medium voltage applications (up to 1000V), with the use of low voltage and high frequency switching semiconductors (20 kHz). All modules of one stage are connected in series at the input (1200 V) and thus promoting the division of the voltage stress. Each submodule feeds a particular motor winding, which results in the current sharing among the submodules through the magnetic connection provided by the machine. The work demonstrates that there is a self-balance of input voltages of the modules in the series connection, a natural and balanced output currents sharing of the inverters, which allows the operation in open loop mode. The development of the work begins with the study of a single-phase version, followed by the study of inverters balance of power and ending with experimental results. In the three--phase version, a previous study will be held using a three-phase transformer with multiple windings per phase. After confirming the proper operation, it will be connected to a three-phase motor (660 V, 10 Hp and 6 poles) with three independent windings per phase, finalizing the approach of the work. Some of the disadvantages includes the single-phase power processing, current ripple at the DC input and the high number of capacitors.Lazzarin, Telles BrunelliUniversidade Federal de Santa CatarinaRuseler, Adriano2017-02-28T04:12:31Z2017-02-28T04:12:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis324 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344128https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173824porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-28T04:12:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173824Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-28T04:12:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
title Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
spellingShingle Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
Ruseler, Adriano
Engenharia elétrica
Motores elétricos de indução
Acionamento elétrico
Conversores de corrente elétrica
Inversores elétricos
title_short Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
title_full Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
title_fullStr Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
title_full_unstemmed Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
title_sort Inversor modular para o acionamento de motores com enrolamentos divididos e abertos
author Ruseler, Adriano
author_facet Ruseler, Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarin, Telles Brunelli
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruseler, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Motores elétricos de indução
Acionamento elétrico
Conversores de corrente elétrica
Inversores elétricos
topic Engenharia elétrica
Motores elétricos de indução
Acionamento elétrico
Conversores de corrente elétrica
Inversores elétricos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-02-28T04:12:31Z
2017-02-28T04:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344128
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173824
identifier_str_mv 344128
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 324 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652162883911680