Alinhamento das preferências dos operadores das informações contábeis sob a perspectiva da contabilidade mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rengel, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215935
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2020.
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Os cenários apresentados para os dois grupos foram idênticos em valores mudando-se apenas a redação para ajustar o cenário de preparador para usuário. As análises foram realizadas com intuito de identificar a presença de cinco fatores influenciadores nas preferências por agregar ou desagregar: contexto de decisão, perspectiva de decisão, características dos respondentes, formulation effect e reversões de preferências. Deste modo, realizou-se testes de quiquadrado, regressões logísticas e análise de homogeneidade (HOMALS) para análise dos dados. Os resultados indicam que informações monetárias apresentadas sem qualquer contextualização diferem de informações contábeis e gerenciais (cenários em demonstrativos contábeis e descritivos). As perspectivas de decisão, como estipulado pela Teoria da Contabilidade Mental, se mostram mais fidedignas em cenários sem contextualização. Identificou-se que diante de situações organizacionais, seja na preparação ou uso das informações para suporte de gestão, há modificação das preferências pessoais. Complementarmente, demonstrou-se que tanto preparadores quanto usuários de informações, ao se inserirem em cenários contábeis e organizacionais não seguem os pressupostos da Teoria da Contabilidade Mental e sim, buscam suporte para o processo decisório mais eficiente. Esses achados correspondem a uma ampliação dos conhecimentos acerca dos estudos sobre informações contábeis, bem como para a Teoria da Contabilidade Mental, visto que apresentam o contexto de decisão como fator direto de influência no comportamento e nas preferências por agregação ou desagregação. Adicionalmente, a forma com que as informações são apresentadas também se mostram como determinante para a mudança de preferência. Esta pesquisa ainda demonstra a ligação entre as características demográficas com as escolhas realizadas em busca da maximização de valor percebido. Por fim, a partir da identificação do perfil de cada um dos contextos perante a preferência por agregação e desagregação de informações contábeis, buscou-se identificar a possibilidade de alinhamento de preferências para mais utilização da contabilidade no processo decisório. Observou-se que preparadores estão dispostos a alinhar suas preferências às dos usuários. Do mesmo modo, usuários demonstraram que informações alinhadas às suas preferências os tornam mais propensos a utilização na gestão. Como contribuições, apresenta-se novos fatores que influenciam nas preferências dos decisores sob a perspectiva da Teoria da Contabilidade Mental. Acrescenta ainda à prática, ao ampliar a visão dos preparadores para outras características além da técnica para a apresentação de informações de cunho gerencial aos usuários, o que por sua vez, favorece a compreensão e pode resultar em maior uso das informações contábeis. Com base neste mecanismo, estima-se ainda que decisões melhores podem ser realizadas e resultar em empresas geradoras de empregos, riqueza e renda para o meio em que atuam.Abstract: This research has as general objective to evaluate the influence of the alignment of preferences for aggregating or disaggregating information from operators in the use of accounting information. To this, I carried out a quasi-experiment with 1,074 participants, 550 accounting students (respondents with a view of accounting information preparers and 524 of administration (eyes of accounting information users) from four universities. Data were collected through questionnaires applied in person in classrooms. The scenarios presented for the two groups were identical in values, with only the wording changing to adjust the scenario from preparer to user. The analyzes were carried out in order to identify the presence of five factors influencing preferences for aggregating or disaggregating: context of decision, perspective of decision, characteristics of respondents, formulation effect and reversal of preferences. Thus, I performed chi-square tests, logistic regressions and homogeneity analysis (HOMALS) for data analysis. indicate that monetary information presents nts without any context differ from accounting and managerial information (scenarios in accounting and descriptive statements). The decision perspectives, as stipulated by the Theory of Mental Accounting, are more reliable in scenarios without context. I identified that in the face of organizational situations, whether in the preparation or use of information for management support, there is a change in personal preferences. In addition, I demonstrated that both information preparers and users, when entering accounting and organizational scenarios, do not follow the assumptions of the Theory of Mental Accounting, but rather seek support for the most efficient decision-making process. These findings correspond to an expansion of knowledge about studies on accounting information, as well as to the Theory of Mental Accounting, since they present the context of decision as a direct factor of influence on behavior and preferences for aggregation or disaggregation. Additionally, the way in which the information is presented is also shown to be a determinant for the change in preference. This research also demonstrates the link between demographic characteristics and the choices made in search of maximizing perceived value. Finally, based on the identification of the profile of each of the contexts in view of the preference for aggregation and disaggregation of accounting information, we sought to identify the possibility of aligning preferences for more use of accounting in the decision-making process. I noticed that preparers are willing to align their preferences with those of users. Likewise, users have demonstrated that information in line with their preferences makes them more likely to be used in management. As contributions, new factors are presented that influence the preferences of decision makers from the perspective of the Theory of Mental Accounting. It also adds to the practice, by expanding the view of the preparers to other characteristics besides the technique for presenting managerial information to users, which in turn, favors understanding and may result in greater use of accounting information. Based on this mechanism, it is also estimated that better decisions can be made and result in companies that generate jobs, wealth and income for the environment in which they operate.Schnorrenberger, DarciUniversidade Federal de Santa CatarinaRengel, Rodrigo2020-10-21T21:23:45Z2020-10-21T21:23:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369548https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215935porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:23:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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