Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Kelly Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
id UFSC_28a09286860a6a06fa11c9650a61a55e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91997
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEnsino a distanciaUniversidades e faculdades -AdministracaoProfessores universitariosCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar em que grau são requeridas as competências necessárias para o exercício da docência tomando como base o estudo do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa considerando como categorias de análise: competência e desenvolvimento de competências docentes. A pesquisa teve abordagem qualitativa e exploratória em sua primeira etapa e quantitativa e descritiva na segunda, caracterizando-se também como aplicada, bibliográfica e estudo de caso no projeto-piloto do referido curso. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica e mais especificamente entrevistas e análise do discurso na primeira etapa e aplicação de questionários e análise estatística na segunda. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD. Portanto foi desenvolvida a primeira etapa da pesquisa, na qual das análises das entrevistas derivou um conjunto de 32 competências divididas em competências técnicas e comportamentais. Estas foram agrupadas em três momentos de atuação do professor identificados nas entrevistas: contato com o aluno, produção de material didático e contato com o tutor. Na segunda etapa da pesquisa foi estabelecida uma escala de medição com cinco graus, com o objetivo de que os professores, tutores e alunos atribuam graus de necessidade para cada competência. De maneira geral pode-se inferir que as respostas dos alunos apresentam valores ligeiramente mais baixos, mas há coerência e homogeneidade nas respostas das três classes, demonstradas pelos baixos desvios padrão e coeficientes de variação percentual. Todas as médias atingiram graus superiores a 3, o que classifica todas as competências analisadas com graus de necessidade de médio a muito forte. Conclui-se que tanto professores como tutores e alunos tem clareza quanto ao que é requerido do docente para atuação na EaD, pois, embora hajam pequenas divergências nas médias mais elevadas em alguns grupos de competências, nota-se que essas diferenças não chegam a alcançar 1 ponto da escala utilizada.Florianópolis, SCMelo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaBenetti, Kelly Cristina2012-10-24T04:41:11Z2012-10-24T04:41:11Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.| grafs., tabs.application/pdf257758http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T07:58:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91997Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T07:58:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Benetti, Kelly Cristina
Administração
Ensino a distancia
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Competencia
(Autoridade legal)
title_short Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
author Benetti, Kelly Cristina
author_facet Benetti, Kelly Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Pedro Antônio de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Kelly Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino a distancia
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Competencia
(Autoridade legal)
topic Administração
Ensino a distancia
Universidades e faculdades -
Administracao
Professores universitarios
Competencia
(Autoridade legal)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T04:41:11Z
2012-10-24T04:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 257758
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997
identifier_str_mv 257758
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652169837019136