Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
id |
UFSC_28a09286860a6a06fa11c9650a61a55e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91997 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa CatarinaAdministraçãoEnsino a distanciaUniversidades e faculdades -AdministracaoProfessores universitariosCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.A inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é uma realidade presente que vem ao encontro da concretização das políticas governamentais de expansão da educação superior no país. Para tanto, a educação a distância vem tomando proporções importantes no cenário nacional, merecendo atenção por parte da comunidade acadêmica. Os papéis exercidos por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem mudam e surge ainda o papel do tutor, não existente nos modelos tradicionais. Toda essa mudança exige, especialmente dos professores, um conjunto de competências específico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar em que grau são requeridas as competências necessárias para o exercício da docência tomando como base o estudo do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa considerando como categorias de análise: competência e desenvolvimento de competências docentes. A pesquisa teve abordagem qualitativa e exploratória em sua primeira etapa e quantitativa e descritiva na segunda, caracterizando-se também como aplicada, bibliográfica e estudo de caso no projeto-piloto do referido curso. A coleta e análise de dados deram-se por meio de pesquisa documental e bibliográfica e mais especificamente entrevistas e análise do discurso na primeira etapa e aplicação de questionários e análise estatística na segunda. Percebeu-se que o estado da arte mostra-se incipiente quanto às competências específicas para atuação em EaD. Portanto foi desenvolvida a primeira etapa da pesquisa, na qual das análises das entrevistas derivou um conjunto de 32 competências divididas em competências técnicas e comportamentais. Estas foram agrupadas em três momentos de atuação do professor identificados nas entrevistas: contato com o aluno, produção de material didático e contato com o tutor. Na segunda etapa da pesquisa foi estabelecida uma escala de medição com cinco graus, com o objetivo de que os professores, tutores e alunos atribuam graus de necessidade para cada competência. De maneira geral pode-se inferir que as respostas dos alunos apresentam valores ligeiramente mais baixos, mas há coerência e homogeneidade nas respostas das três classes, demonstradas pelos baixos desvios padrão e coeficientes de variação percentual. Todas as médias atingiram graus superiores a 3, o que classifica todas as competências analisadas com graus de necessidade de médio a muito forte. Conclui-se que tanto professores como tutores e alunos tem clareza quanto ao que é requerido do docente para atuação na EaD, pois, embora hajam pequenas divergências nas médias mais elevadas em alguns grupos de competências, nota-se que essas diferenças não chegam a alcançar 1 ponto da escala utilizada.Florianópolis, SCMelo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaBenetti, Kelly Cristina2012-10-24T04:41:11Z2012-10-24T04:41:11Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.| grafs., tabs.application/pdf257758http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T07:58:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91997Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T07:58:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
spellingShingle |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina Benetti, Kelly Cristina Administração Ensino a distancia Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Competencia (Autoridade legal) |
title_short |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_fullStr |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
title_sort |
Competências docentes para EAD: análise da realidade do curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina |
author |
Benetti, Kelly Cristina |
author_facet |
Benetti, Kelly Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Pedro Antônio de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Kelly Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Ensino a distancia Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Competencia (Autoridade legal) |
topic |
Administração Ensino a distancia Universidades e faculdades - Administracao Professores universitarios Competencia (Autoridade legal) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-24T04:41:11Z 2012-10-24T04:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
257758 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997 |
identifier_str_mv |
257758 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
110 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652169837019136 |