Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchinger, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203914
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
id UFSC_29313d1a19c671e87c3340b951c6e02e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203914
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdicaEducação do CampoEducação InfantilJogos DidáticosMatemáticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoO presente trabalho tem por objetivo analisar/observar a(s) potencialidade(s) e/ou limite(s) dos jogos didáticos no ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil. Para tanto, a pesquisa foi realizada em uma escola municipal de São Bento do Sul- SC com crianças da educação Infantil, pré 1 e pré 2. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira sendo uma roda de conversa com as crianças e a segunda parte onde levo jogos para as mesmas jogarem. Pude concluir que os jogos quando bem pensados como material didático podem fazer com que as crianças aprendam conceitos sem esperar. Pode fazer com que alunos distintos se ajudem para atingir o principal objetivo que é o aprender.The presente essay aims to anlyze/observe the potentiality(ies) and/or limit(s) of the didactic games in the teaching and learning of mathematics in kindergarten. Therefore, the research was carried out in a municipal school of São Bento do Sul-SC with kindergarten, pre-school 1ande pre-school 2, children. The research was developed in two stages, the first being a conversation circle with the children and the second part where I bring games for them to play. I could conclude that games when well thought out as teaching materials can make children learn concepts without waiting. It can make distinguished students help each other achieve the main goal of learning.Florianópolis, SCMagnus, Maria Carolina MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaBuchinger, Maria Eduarda2020-01-22T11:43:05Z2020-01-22T11:43:05Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203914info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-01-22T11:43:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-01-22T11:43:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
title Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
spellingShingle Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
Buchinger, Maria Eduarda
Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos Didáticos
Matemática
title_short Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
title_full Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
title_fullStr Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
title_full_unstemmed Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
title_sort Jogos Didáticos: aprendendo matemática na educação infantil de forma lúdica
author Buchinger, Maria Eduarda
author_facet Buchinger, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnus, Maria Carolina Machado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Buchinger, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos Didáticos
Matemática
topic Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos Didáticos
Matemática
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2020-01-22T11:43:05Z
2020-01-22T11:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203914
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194916859904