Avaliação pedagógica de uma escala única para o Enem
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198733 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018. |
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Avaliação pedagógica de uma escala única para o EnemCiênciaAvaliação educacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018.O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação de caráter facultativo, cujo objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da Educação Básica e vem sendo amplamente utilizado para ingresso em mais de 1.434 Instituições de Ensino Superior. É organizado por uma Matriz de Referência, eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento, bem como inúmeras competências e habilidades. Também possui uma escala própria de interpretação para cada uma das quatro áreas de conhecimento. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar pedagogicamente a utilização de uma escala única para interpretação dos resultados do Enem 2012, elaborada com base na Teoria de Resposta ao Item. Foram consultados especialistas nas áreas avaliadas pelo Enem, por meio da aplicação de um questionário correspondente à cada área, a fim de verificar a adequação do posicionamento dos itens na escala única. Com base na análise dos especialistas, foram identificados os itens cujo posicionamento na escala única estava adequado, já os itens que não tiveram o posicionamento ajustado foram eliminados. A interpretação pedagógica realizada neste estudo apresentou indicativos de que a utilização de uma escala única para o Enem é pertinente, pois houve concordância na opinião de especialistas acerca do posicionamento de diversos itens. No entanto, alguns aspectos precisam ser explorados em futuras investigações, especialmente no que se refere aos itens cujo posicionamento não foi considerado adequado, onde foi possível inferir das respostas dos especialistas aspectos importantes que podem influenciar as respostas dos estudantes, como a dificuldade em lidar com a interdisciplinaridade que permeia a prova e as diferenças entre as escolas em relação à abordagem dos conteúdos.Abstract : The Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) is an optional evaluation, whose objective is to evaluate students' performance at the end of Basic Education. Enem has been widely used to enroll in several Higher Education Institutions and has in its Reference Matrix cognitive axes common to all areas of knowledge, as well as numerous skills and abilities to be developed by students. The Enem also has its own interpretation scale for each of the four areas of knowledge, which are analyzed separately, so the objective of this study was to evaluate pedagogically the use of a single scale for interpretation of the results of Enem 2012, elaborated on the basis of Item Response Theory. Experts were consulted in the areas evaluated by the Enem, through the application of a questionnaire corresponding to each area, in order to verify the adequacy of the positioning of the items in the single scale. Based on the analysis of the specialists, the items whose single-scale positioning was adequate were identified, and the items that did not have the adjusted positioning were eliminated. The pedagogical interpretation performed in this study presented indications that the use of a single scale for the Enem is pertinent, since there was agreement in the opinion of experts about the positioning of several items. However, some aspects need to be explored in future investigations, especially with regard to items whose positioning was not considered adequate, where it was possible to infer important aspects that could influence student responses, such as the difficulty in dealing with the interdisciplinarity that permeates the evidence of the Enem and the differences between the schools in relation to the content approach.Borgatto, Adriano FerretiUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Deise Eller2019-07-25T12:01:36Z2019-07-25T12:01:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis287 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf356706https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198733porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:01:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198733Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:01:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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