Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193716 |
Resumo: | A presente Tese tem por objetivo problematizar como os discursos, que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010, instituem verdades que caracterizariam práticas pedagógicas que constituem alunos e sujeitos surdos na escola e na sociedade Contemporânea. Para tanto, operando-se com os conceitos de discurso e normalização, sob inspiração genealógica foucaultiana, realizou-se uma análise em 57 trabalhos distribuídos na ANPEd em dois GTs: 54 trabalhos do GT da Educação Especial e 3 trabalhos do GT dos Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. A partir daí, foi possível compreender duas unidades de análise, que foram assumidas nesta Tese como dois movimentos entrelaçados de condução de condutas dos surdos. O primeiro movimento refere-se ao artefato linguístico/cultural como um imperativo pedagógico, em que a língua é vista como condição de possibilidade para que seja garantida a aprendizagem, o desenvolvimento, a igualdade de oportunidades, a integração e a inserção do surdo na comunidade surda, na escola, na sociedade e no mercado de trabalho. Nesse sentido, os alunos e os sujeitos surdos não só são produzidos para assumirem a centralidade do conhecimento linguístico como condição para sua inscrição na escola e na sociedade, como também são incitados a buscar formas de condutas, de comportamentos que coloquem essa centralidade em funcionamento. Tal busca, ao promover a circulação e a permanência dos sujeitos surdos na escola e no mercado de trabalho, está condicionada às competências surdas gestadas pelas práticas pedagógicas e instituídas por políticas governamentais, por saberes produzidos pelos especialistas da área e pelo funcionamento da própria escola na sociedade. Dessa forma, desenha-se o segundo movimento, que se refere às competências surdas. A escola, como um dos principais loci de produção de sujeitos, ao investir no outro, incita-o a cada vez mais investir em si para que assuma competências que o coloquem no jogo neoliberal de participação e permanência no mercado de trabalho, tornando-o, então, um sujeito eficiente e capaz de gerar lucro. Com tais aparatos, o sujeito é conduzido na escola e na sociedade, considerando-se o modo como um indivíduo economicamente ativo faz uso dos recursos de que dispõe e tende-se em vista a constituição de sujeitos cada vez mais empreendedores de si, ou seja, sujeitos surdos concentrados, criativos, ativos e produtivos. |
id |
UFSC_29c269069d2b3395d4f21b8aa0d2a5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/193716 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010Educação de surdosPráticas pedagógicasNormalizaçãoDiscursosANPEdA presente Tese tem por objetivo problematizar como os discursos, que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010, instituem verdades que caracterizariam práticas pedagógicas que constituem alunos e sujeitos surdos na escola e na sociedade Contemporânea. Para tanto, operando-se com os conceitos de discurso e normalização, sob inspiração genealógica foucaultiana, realizou-se uma análise em 57 trabalhos distribuídos na ANPEd em dois GTs: 54 trabalhos do GT da Educação Especial e 3 trabalhos do GT dos Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. A partir daí, foi possível compreender duas unidades de análise, que foram assumidas nesta Tese como dois movimentos entrelaçados de condução de condutas dos surdos. O primeiro movimento refere-se ao artefato linguístico/cultural como um imperativo pedagógico, em que a língua é vista como condição de possibilidade para que seja garantida a aprendizagem, o desenvolvimento, a igualdade de oportunidades, a integração e a inserção do surdo na comunidade surda, na escola, na sociedade e no mercado de trabalho. Nesse sentido, os alunos e os sujeitos surdos não só são produzidos para assumirem a centralidade do conhecimento linguístico como condição para sua inscrição na escola e na sociedade, como também são incitados a buscar formas de condutas, de comportamentos que coloquem essa centralidade em funcionamento. Tal busca, ao promover a circulação e a permanência dos sujeitos surdos na escola e no mercado de trabalho, está condicionada às competências surdas gestadas pelas práticas pedagógicas e instituídas por políticas governamentais, por saberes produzidos pelos especialistas da área e pelo funcionamento da própria escola na sociedade. Dessa forma, desenha-se o segundo movimento, que se refere às competências surdas. A escola, como um dos principais loci de produção de sujeitos, ao investir no outro, incita-o a cada vez mais investir em si para que assuma competências que o coloquem no jogo neoliberal de participação e permanência no mercado de trabalho, tornando-o, então, um sujeito eficiente e capaz de gerar lucro. Com tais aparatos, o sujeito é conduzido na escola e na sociedade, considerando-se o modo como um indivíduo economicamente ativo faz uso dos recursos de que dispõe e tende-se em vista a constituição de sujeitos cada vez mais empreendedores de si, ou seja, sujeitos surdos concentrados, criativos, ativos e produtivos.UNISINOS2019-03-11T01:39:58Z2019-03-11T01:39:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBERENA, Cinara Franco Rechico. Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2013. Orientadora: Dra. Maura Corcini Lopeshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193716BARBERENA, Cinara Franco Rechicoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T01:41:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-11T01:41:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
title |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
spellingShingle |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 BARBERENA, Cinara Franco Rechico Educação de surdos Práticas pedagógicas Normalização Discursos ANPEd |
title_short |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
title_full |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
title_fullStr |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
title_full_unstemmed |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
title_sort |
Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 |
author |
BARBERENA, Cinara Franco Rechico |
author_facet |
BARBERENA, Cinara Franco Rechico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBERENA, Cinara Franco Rechico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Práticas pedagógicas Normalização Discursos ANPEd |
topic |
Educação de surdos Práticas pedagógicas Normalização Discursos ANPEd |
description |
A presente Tese tem por objetivo problematizar como os discursos, que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010, instituem verdades que caracterizariam práticas pedagógicas que constituem alunos e sujeitos surdos na escola e na sociedade Contemporânea. Para tanto, operando-se com os conceitos de discurso e normalização, sob inspiração genealógica foucaultiana, realizou-se uma análise em 57 trabalhos distribuídos na ANPEd em dois GTs: 54 trabalhos do GT da Educação Especial e 3 trabalhos do GT dos Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos. A partir daí, foi possível compreender duas unidades de análise, que foram assumidas nesta Tese como dois movimentos entrelaçados de condução de condutas dos surdos. O primeiro movimento refere-se ao artefato linguístico/cultural como um imperativo pedagógico, em que a língua é vista como condição de possibilidade para que seja garantida a aprendizagem, o desenvolvimento, a igualdade de oportunidades, a integração e a inserção do surdo na comunidade surda, na escola, na sociedade e no mercado de trabalho. Nesse sentido, os alunos e os sujeitos surdos não só são produzidos para assumirem a centralidade do conhecimento linguístico como condição para sua inscrição na escola e na sociedade, como também são incitados a buscar formas de condutas, de comportamentos que coloquem essa centralidade em funcionamento. Tal busca, ao promover a circulação e a permanência dos sujeitos surdos na escola e no mercado de trabalho, está condicionada às competências surdas gestadas pelas práticas pedagógicas e instituídas por políticas governamentais, por saberes produzidos pelos especialistas da área e pelo funcionamento da própria escola na sociedade. Dessa forma, desenha-se o segundo movimento, que se refere às competências surdas. A escola, como um dos principais loci de produção de sujeitos, ao investir no outro, incita-o a cada vez mais investir em si para que assuma competências que o coloquem no jogo neoliberal de participação e permanência no mercado de trabalho, tornando-o, então, um sujeito eficiente e capaz de gerar lucro. Com tais aparatos, o sujeito é conduzido na escola e na sociedade, considerando-se o modo como um indivíduo economicamente ativo faz uso dos recursos de que dispõe e tende-se em vista a constituição de sujeitos cada vez mais empreendedores de si, ou seja, sujeitos surdos concentrados, criativos, ativos e produtivos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-03-11T01:39:58Z 2019-03-11T01:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBERENA, Cinara Franco Rechico. Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2013. Orientadora: Dra. Maura Corcini Lopes https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193716 |
identifier_str_mv |
BARBERENA, Cinara Franco Rechico. Educação e constituição do sujeito surdo: discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010. 2013. 162 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2013. Orientadora: Dra. Maura Corcini Lopes |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652029189423104 |