Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Larissa Larie
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122732
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
id UFSC_2a0b0363d8a789740530610f6d2632d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122732
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaEnfermagemCuidados de enfermagemSaúde escolarEducação em saúdeDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.Este estudo objetivou criar um instrumento educativo voltado à população em idade escolar, contendo os principais temas da atenção às urgências, através da sistematização dos principais temas e investigação fundamentada na literatura. Estudo qualitativo, de natureza exploratório-descritiva, desenvolvido em um município catarinense. Os sujeitos foram 19 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que participaram de quatro encontros, no formato de Grupos Focais (GF). Ao final, obteve-se um instrumento educativo composto por conceitos e orientações que facilitem, à população em idade escolar incluída no Programa Saúde na Escola (PSE), identificar uma situação de risco ou agravo à saúde e como agir corretamente frente a ela, baseada nos princípios de atenção às urgências e cuidados pré-hospitalares até a chegada do atendimento especializado. Os resultados deste estudo foram organizados em dois manuscritos e uma produção técnica. O primeiro manuscrito aborda os principais temas para a elaboração do instrumento educativo sobre atenção às urgências, apresentando como principais resultados quatro categorias temáticas: O SAMU e a escola: educação e promoção da saúde para as crianças; Como o SAMU funciona: o que é importante saber?; Tem algo errado, e agora? e; Estamos quase concluindo, dê sua opinião. O segundo manuscrito trata de investigar os principais temas de atendimento pré-hospitalar como subsídios para elaboração do instrumento educativo voltado à população em idade escolar, com fundamento na literatura. Obteve-se como resultados quatro conjuntos temáticos: Meu Deus, ele caiu!: Desmaios, crise convulsiva (epilepsia) e parada cardiorrespiratória (PCR); Ele está roncando, será que está dormindo?: Hipoglicemia e hiperglicemia; Engasgou, e agora?: Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE); e, O que aconteceu aqui?: Acidentes domésticos, intoxicações, acidentes com animais peçonhentos e queimaduras. Com base nas categorias e nos conjuntos temáticos, a produção técnica intitulada Trabalho Informativo Objetivo sobre o SAMU (TIO SAMU) foi idealizada como uma proposta de um instrumento educativo com informações sobre o SAMU e a atenção às urgências. Sugere-se que seja utilizado pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) durante a realização de atividades de educação em saúde, junto ao PSE. O documento está disponível no link: http://www.jolimack.com/larissa/cartilha_tio_samu.pdf e, também, no site do Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC. Conclui-se sobre a importância de incentivar e fortalecer a intersetorialidade, principalmente entre os setores saúde e educação, como propõem a configuração do PSE, constituindo-se o diferencial deste estudo em relação às demais iniciativas educativas. Pondera-se que para ganhar robustez, é fundamental a institucionalização desta proposta, tendo o instrumento educacional como uma das inúmeras estratégias à educação em saúde com as crianças e adolescentes.<br>Andrade, Selma Regina deUniversidade Federal de Santa CatarinaMota, Larissa Larie2014-08-06T17:17:59Z2014-08-06T17:17:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.| il.application/pdf325614https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:56:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-13T12:56:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
title Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
spellingShingle Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Mota, Larissa Larie
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Saúde escolar
Educação em saúde
title_short Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
title_full Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
title_fullStr Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
title_full_unstemmed Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
title_sort Instrumento educativo para escolares sobre temas de atenção às urgências na perspectiva dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
author Mota, Larissa Larie
author_facet Mota, Larissa Larie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Selma Regina de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Larissa Larie
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Saúde escolar
Educação em saúde
topic Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Saúde escolar
Educação em saúde
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:17:59Z
2014-08-06T17:17:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 325614
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122732
identifier_str_mv 325614
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651923512885248