Parques infantis no bairro Campeche (Florianópolis-SC): a criança como sujeito de direitos na conjuntura de urbanização (1989-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Carolina do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212666
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling Parques infantis no bairro Campeche (Florianópolis-SC): a criança como sujeito de direitos na conjuntura de urbanização (1989-2019)Parques InfantisBairro CampecheCriança como sujeito de direitosPlanos DiretoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A presente pesquisa teve como objetivo analisar os parques infantis e em que medida a ideia de criança como sujeito de direitos se realiza por meio destes no processo de disputas de projetos de urbanização no bairro Campeche (Florianópolis, SC – Brasil), do ano de 1989 ao ano de 2019. Para tal, buscou-se analisar se as políticas públicas consideram o espaço como um direito para as crianças e se este se concretiza a partir dos parques infantis no respectivo bairro, descrevendo como os documentos contemporâneos da Constituição da República de 1988 (BRASIL, 1988), o ECA (BRASIL, 1990), o Marco da Primeira Infância (BRASIL, 2016) e os planos diretores que regulam sobre o uso social das grandes cidades e dizem sobre o espaço para a criança. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, documental e um trabalho de campo para mapeamento dos parques existentes na região. Este estudo procurou discutir os parques infantis na perspectiva da formação do pedagogo considerando ainda o processo de disputas e contradições envolvido em um projeto histórico de pensar esse espaço para a criança. Ao final deste foi possível identificar que essas propostas de leis, em que pese seus avanços em relação ao reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos, não tratam diretamente da regulamentação e responsabilização do poder público em promover espaços específicos para a infância brasileira. Pondera-se, então, que os espaços públicos brasileiros, no caso específico dos parques infantis ou playgrounds, podem ser considerados como possibilidades e formas de sociabilidade para a criança como sujeito de direitos no contexto das cidades, embora não se efetivem como tal.Florianópolis, SCNascimento, Carolina PicchettiUniversidade Federal de Santa CatarinaAmarante, Carolina do2020-09-08T14:52:26Z2020-09-08T14:52:26Z2019-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212666info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T14:52:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T14:52:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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