Análise Técnica e Econômica de Pavimentação Urbana - Estudo de Caso
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171370 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise Técnica e Econômica de Pavimentação Urbana - Estudo de CasoPavimentação UrbanaPavimentos FlexíveisPavimento Rígido de ConcretoPavimento com Peças Pré-Moldadas de ConcretoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Há no Brasil um grande déficit de infraestrutura de pavimentação urbana, notoriamente em municípios de menor porte e em vias com baixo volume de tráfego. No Brasil predomina o uso da tecnologia de pavimentos flexíveis com revestimento asfáltico. As prefeituras municipais, muitas vezes, não possuem normas de dimensionamento e optam por alternativas consagradas, o que nem sempre resulta na solução mais econômica. Percebe-se também que o emprego do pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland no Brasil restringe-se as vias com elevado volume de tráfego e ainda em locais propícios ao seu emprego, como é o caso dos corredores de ônibus. Todavia, o pavimento rígido tem sido utilizado em vias com tráfego leve, o que por vezes, não justifica a aplicação devido às baixas solicitações do tráfego e aos elevados custos de construção. Este trabalho procura avaliar alternativas de pavimentação para uma via com baixo volume de tráfego, com emprego de possíveis soluções, tais como, o pavimento rígido de concreto, pavimento flexível com peças pré-moldadas de concreto e o pavimento flexível asfáltico com revestimento de concreto asfáltico ou tratamento superficial. Os resultados obtidos através da estimativa de custos e de uma análise técnica entre as soluções indicam que, para o caso estudado, a melhor solução é a execução de um pavimento asfáltico com revestimento de tratamento superficial duplo.Brazil has an enormous deficit in urban pavement infrastructure, mainly in small municipalities and low traffic volume roads. The flexible asphalt surface pavement is the prevailing technology used throughout the country. Many municipalities do not have standards and procedures for pavement design, choosing commonly used alternatives without taking in consideration other methods to pave their roads, what sometimes is not the best economical decision. It is also perceived that the rigid concrete pavement is restricted to high traffic volume roads and specific locations such as bus lanes. On the other hand, rigid concrete pavement has been used in low traffic volume roads, which is sometimes not justified due to the low traffic loads and the high construction costs. This research aims to evaluate pavement alternatives for a low traffic volume road, using practicable solutions such as rigid concrete pavement, flexible concrete block pavement and flexible asphalt pavement, with asphalt concrete surface and bituminous surface treatment. The achieved result through cost and technical analysis shows that the best solution for the studied road is the construction of a flexible asphalt pavement with bituminous surface treatment.Florianópolis, SCThives, Liseane PadilhaUniversidade Federal de Santa CatarinaBracht, Pedro Augusto2016-12-09T20:07:26Z2016-12-09T20:07:26Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171370porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-09T20:07:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171370Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-09T20:07:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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