AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, MARIANA DA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ENSSLIN, SANDRA ROLIM
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181051
Resumo: Os novos desafios, como escassez de recursos e aumento da competitividade global, aumentaram a necessidade das Instituições de Ensino Superior (IES) desenvolver e medir processos que conduzam a resultados bem-sucedidos. Assim, um modelo de Avaliação de Desempenho (AD) holístico da Instituição é fundamental para sua sobrevivência. Com isso, devido à importância da AD para as IES e as diversas teorias e métodos de AD existentes, o objetivo do estudo é conhecer a literatura científica relativa ao tema de forma que seja possível construir conhecimento nos pesquisadores e evidenciar oportunidades de futuras pesquisas. Para atingir o objetivo, será operacionalizado o instrumento de intervenção ProKnow-C. Ao final das quatro etapas do ProKnow-C, os pesquisadores atingiram os objetivos propostos, conhecendo o fragmento da literatura relativo ao tema, incluindo os agentes de destaque, lacunas e oportunidades de pesquisa. Considerou-se que a utilização desse instrumento de intervenção possibilitou a geração de um conhecimento aprofundado sobre o tema para os pesquisadores, identificando quais autores são considerados referências na área, quais ferramentas são mais utilizadas, o que motivou os autores a pesquisarem sobre AD em IES e de que forma o tema é abordado em diversas partes do mundo.
id UFSC_2a426ef4e14812990bd7eca34ee82f4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181051
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISASAvaliação de DesempenhoInstituições de Ensino SuperiorRevisão de LiteraturaProKnow-COs novos desafios, como escassez de recursos e aumento da competitividade global, aumentaram a necessidade das Instituições de Ensino Superior (IES) desenvolver e medir processos que conduzam a resultados bem-sucedidos. Assim, um modelo de Avaliação de Desempenho (AD) holístico da Instituição é fundamental para sua sobrevivência. Com isso, devido à importância da AD para as IES e as diversas teorias e métodos de AD existentes, o objetivo do estudo é conhecer a literatura científica relativa ao tema de forma que seja possível construir conhecimento nos pesquisadores e evidenciar oportunidades de futuras pesquisas. Para atingir o objetivo, será operacionalizado o instrumento de intervenção ProKnow-C. Ao final das quatro etapas do ProKnow-C, os pesquisadores atingiram os objetivos propostos, conhecendo o fragmento da literatura relativo ao tema, incluindo os agentes de destaque, lacunas e oportunidades de pesquisa. Considerou-se que a utilização desse instrumento de intervenção possibilitou a geração de um conhecimento aprofundado sobre o tema para os pesquisadores, identificando quais autores são considerados referências na área, quais ferramentas são mais utilizadas, o que motivou os autores a pesquisarem sobre AD em IES e de que forma o tema é abordado em diversas partes do mundo.2017-11-17T17:39:25Z2017-11-17T17:39:25Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181051SILVEIRA, MARIANA DAENSSLIN, SANDRA ROLIMporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:39:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181051Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:39:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
title AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
spellingShingle AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
SILVEIRA, MARIANA DA
Avaliação de Desempenho
Instituições de Ensino Superior
Revisão de Literatura
ProKnow-C
title_short AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
title_full AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
title_fullStr AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
title_sort AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REVISÃO DE LITERATURA E OPORTUNIDADES PARA FUTURAS PESQUISAS
author SILVEIRA, MARIANA DA
author_facet SILVEIRA, MARIANA DA
ENSSLIN, SANDRA ROLIM
author_role author
author2 ENSSLIN, SANDRA ROLIM
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, MARIANA DA
ENSSLIN, SANDRA ROLIM
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Desempenho
Instituições de Ensino Superior
Revisão de Literatura
ProKnow-C
topic Avaliação de Desempenho
Instituições de Ensino Superior
Revisão de Literatura
ProKnow-C
description Os novos desafios, como escassez de recursos e aumento da competitividade global, aumentaram a necessidade das Instituições de Ensino Superior (IES) desenvolver e medir processos que conduzam a resultados bem-sucedidos. Assim, um modelo de Avaliação de Desempenho (AD) holístico da Instituição é fundamental para sua sobrevivência. Com isso, devido à importância da AD para as IES e as diversas teorias e métodos de AD existentes, o objetivo do estudo é conhecer a literatura científica relativa ao tema de forma que seja possível construir conhecimento nos pesquisadores e evidenciar oportunidades de futuras pesquisas. Para atingir o objetivo, será operacionalizado o instrumento de intervenção ProKnow-C. Ao final das quatro etapas do ProKnow-C, os pesquisadores atingiram os objetivos propostos, conhecendo o fragmento da literatura relativo ao tema, incluindo os agentes de destaque, lacunas e oportunidades de pesquisa. Considerou-se que a utilização desse instrumento de intervenção possibilitou a geração de um conhecimento aprofundado sobre o tema para os pesquisadores, identificando quais autores são considerados referências na área, quais ferramentas são mais utilizadas, o que motivou os autores a pesquisarem sobre AD em IES e de que forma o tema é abordado em diversas partes do mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:39:25Z
2017-11-17T17:39:25Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181051
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652158288003072