Como as companhias aéreas estão preparadas para atendimento de surdos em Santa Catarina: limites, avanços e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200511 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Como as companhias aéreas estão preparadas para atendimento de surdos em Santa Catarina: limites, avanços e desafiosSurdosCompanhias aéreasAtendimento deficientesInfraestrutura AeroportuáriaDeaf peopleAirlinesDisabled serviceAirport InfrastructureTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a capacidade de resposta sistêmica das companhias aéreas, enquanto organização social, aos desafios e problemas vividos por usuários surdos nos aeroportos de Santa Catarina. No primeiro capítulo objetivamos expor a natureza da deficiência auditiva, seu caráter sociológico, estatísticas, bem como, apresentação da cultura surda e o desafio da “normalização” da surdez. No segundo capítulo apresentamos curioso e enigmático ambiente da aviação civil na operação diária. Apresentado de forma prática e resumida o planejamento para o atendimento das necessidades dos deficientes auditivos pelas companhias aéreas em Santa Catarina, desde a reserva de um bilhete aéreo até o desembarque. Na sequência desenvolvemos uma discussão em nível organizacional sobre os desafios encontrados pelas companhias aéreas no atendimento dos surdos, limites e avanços enfrentados por quem participa da operação de atendimento e embarque de uma companhia aérea. No último capítulo mostramos como reage a organização frente aos desafios encontrados no atendimento, aqui apresentamos os dados relativos às nossas entrevistas com os funcionários e gestores das Companhias Aéreas.The general objective of this research is to investigate the systemic responsiveness of airlines, as a social organization, to the challenges and problems deaf users experience in the airports of Santa Catarina. In the first chapter we expose the nature of hearing impairment, its sociological character, statistics, and we examine the deaf culture and the challenge of the "normalization" of deafness. In the second chapter we present the curious and enigmatic environment of civil aviation in daily operation. We discuss how airlines may meet the needs of the hearing impaired in Santa Catarina, from booking an air ticket to landing, including a discussion of the challenges airlines encounter in meeting the needs of deaf individuals. In the last chapter we highlight how the airlines respond to the challenges of working with deaf individuals. We present data related to our interviews with the employees and managers of the Airlines.Florianópolis, SCSell, Carlos EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaBitelo, Sheila Daniela Da Silva2019-09-11T20:36:53Z2019-09-11T20:36:53Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis109 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200511info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-09-11T20:36:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-11T20:36:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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