O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186651 |
Resumo: | Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES. |
id |
UFSC_2aace66aeca6b6c7de66776bc7f6d88b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186651 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970)BahiaEnsino normalModernização da matemáticaMirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES.Analisa o processo de desembarque do Movimento da Matemática Moderna na formação dos professores primários no Ginásio Normal Augusto Carvalho e no Colégio Normal Vera Cruz, na cidade de Itamaraju/Bahia. Procura responder a indagação: Quais permanências e descontinuidades marcaram o ensino de matemática nas escolas normais com o desembarque do Movimento da Matemática Moderna na cidade de Itamaraju, no período compreendido de 1964 a 1970? Doravante essa questão, objetiva compreender as mudanças no ensino de matemática a partir da chegada do Movimento da Matemática Moderna na formação dispensada pelas Escolas Normais, da cidade de Itamaraju, no período de 1964 a 1970. Para tal, [1] analisa na literatura da educação matemática, estudos sobre o MMM na formação de professores; [2] investiga em documentos oficiais, contextos do Ginásio Normal Augusto Carvalho e do Colégio Normal Vera Cruz; [3] compara propostas curriculares, adotadas no período nas instituições formadoras, destacando nas disciplinas ofertadas permanências e descontinuidades ocorridas na formação matemática dos futuros professores; [4] Investiga elementos da Matemática Moderna a ensinar e para ensinar na formação dos normalistas após o término do ensino de segundo ciclo normal em Itamaraju. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-documental, faz uso da História Cultural, destacando os conceitos de representação, apropriação e pratica (Chartier, 1990); cultura escolar (Julia, 1995); estratégias e táticas (De Certeau, 1994). O período escolhido está atrelado a importantes modificações políticas e educacionais no ensino Brasileiro, ou seja, 1964 marca o início do funcionamento do Ginásio Normal Augusto Carvalho, seguido do Colégio Normal Vera Cruz, e 1970 assinala o último ano da vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61. Usa como fontes atas; livros de exames de admissão; legislações locais e de âmbito nacional, diários, cadernos de estágio e; entrevistas com ex-alunos e ex-professoras das instituições pesquisadas. Os resultados constatam mudanças nos exames de admissão, a partir de 1967 e a inserção da teoria dos conjuntos em tais exames a partir de 1970. Apresenta a descontinuidade nos currículos de primeiro e segundo ciclos entre as instituições, por meio do livro didático contendo as bases do movimento modernização. Constata a partir da comparação entre os diários de classe, cadernos de estágio e livros didáticos uma disparidade entre a Matemática Moderna a ensinar e para ensinar nos contextos pesquisados, oscilando entre uma matemática tradicional e preceitos da Matemática Moderna.Siqueira Filho, Moysés GonçalvesAndrade, Mirian Gelli da Costa2018-05-31T19:53:13Z2018-05-31T19:53:13Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186651porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-01T14:18:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186651Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-01T14:18:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
title |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
spellingShingle |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) Andrade, Mirian Gelli da Costa Bahia Ensino normal Modernização da matemática |
title_short |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
title_full |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
title_fullStr |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
title_full_unstemmed |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
title_sort |
O desembarque da matemática moderna no ensino normal de Itamaraju: contextos do ginásio Augusto Carvalho e do colégio Vera Cruz (1964-1970) |
author |
Andrade, Mirian Gelli da Costa |
author_facet |
Andrade, Mirian Gelli da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mirian Gelli da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bahia Ensino normal Modernização da matemática |
topic |
Bahia Ensino normal Modernização da matemática |
description |
Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Orientador: Moyses Gonçalves Siqueira Filho. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo – CEUNES. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-31T19:53:13Z 2018-05-31T19:53:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186651 |
identifier_str_mv |
Mirian Gelli da Costa Andrade. O Desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: Contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964 - 1970). 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em PPG em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES, São Mateus, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652390764642304 |