Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222275 |
Resumo: | A abordagem de questões relacionadas à temática da sustentabilidade aplicada ao ensino de arquitetura possui grande relevância, contudo é também preciso desenvolver meios de incorporar estes conceitos para além das salas de aula, e, nesse sentido, o Canteiro Experimental se destaca pelo seu potencial de aplicação. Este artigo pretende expor o processo de projeto da edificação do Canteiro Experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e, sobretudo, destacar os elementos e diretrizes projetuais que evidenciam o caráter da edificação como espaço de aprendizado e disseminação de técnicas sustentáveis. As atividades foram desenvolvidas por alunos e docentes, através de metodologia baseada no aprendizado prático a partir da vivência projetual e experiência compartilhada. Os resultados deste projeto contribuem não apenas pela aplicação de conceitos de sustentabilidade aplicados à arquitetura, mas conduz a uma reflexão acerca dos espaços universitários e seu potencial na contribuição para a própria experiência didática, permitindo diferentes formas de apropriação e aprendizado |
id |
UFSC_2ac3d73243dfc5d9e9185c277f9590a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222275 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura:o potencial do espaço do Canteiro ExperimentalEspaços didáticosPrática experimentalSustentabilidade aplicada à ArquiteturaA abordagem de questões relacionadas à temática da sustentabilidade aplicada ao ensino de arquitetura possui grande relevância, contudo é também preciso desenvolver meios de incorporar estes conceitos para além das salas de aula, e, nesse sentido, o Canteiro Experimental se destaca pelo seu potencial de aplicação. Este artigo pretende expor o processo de projeto da edificação do Canteiro Experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e, sobretudo, destacar os elementos e diretrizes projetuais que evidenciam o caráter da edificação como espaço de aprendizado e disseminação de técnicas sustentáveis. As atividades foram desenvolvidas por alunos e docentes, através de metodologia baseada no aprendizado prático a partir da vivência projetual e experiência compartilhada. Os resultados deste projeto contribuem não apenas pela aplicação de conceitos de sustentabilidade aplicados à arquitetura, mas conduz a uma reflexão acerca dos espaços universitários e seu potencial na contribuição para a própria experiência didática, permitindo diferentes formas de apropriação e aprendizadoUFSC/VIRTUHAB2021-04-18T23:06:38Z2021-04-18T23:06:38Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222275WIESE, Ricardo SocasLINCZUK, Vinícius C. C.ACCO, Larissa Nunesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-18T23:06:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-18T23:06:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: o potencial do espaço do Canteiro Experimental |
title |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
spellingShingle |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: WIESE, Ricardo Socas Espaços didáticos Prática experimental Sustentabilidade aplicada à Arquitetura |
title_short |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
title_full |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
title_fullStr |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
title_full_unstemmed |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
title_sort |
Ensino e sustentabilidade aplicada à arquitetura: |
author |
WIESE, Ricardo Socas |
author_facet |
WIESE, Ricardo Socas LINCZUK, Vinícius C. C. ACCO, Larissa Nunes |
author_role |
author |
author2 |
LINCZUK, Vinícius C. C. ACCO, Larissa Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WIESE, Ricardo Socas LINCZUK, Vinícius C. C. ACCO, Larissa Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços didáticos Prática experimental Sustentabilidade aplicada à Arquitetura |
topic |
Espaços didáticos Prática experimental Sustentabilidade aplicada à Arquitetura |
description |
A abordagem de questões relacionadas à temática da sustentabilidade aplicada ao ensino de arquitetura possui grande relevância, contudo é também preciso desenvolver meios de incorporar estes conceitos para além das salas de aula, e, nesse sentido, o Canteiro Experimental se destaca pelo seu potencial de aplicação. Este artigo pretende expor o processo de projeto da edificação do Canteiro Experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e, sobretudo, destacar os elementos e diretrizes projetuais que evidenciam o caráter da edificação como espaço de aprendizado e disseminação de técnicas sustentáveis. As atividades foram desenvolvidas por alunos e docentes, através de metodologia baseada no aprendizado prático a partir da vivência projetual e experiência compartilhada. Os resultados deste projeto contribuem não apenas pela aplicação de conceitos de sustentabilidade aplicados à arquitetura, mas conduz a uma reflexão acerca dos espaços universitários e seu potencial na contribuição para a própria experiência didática, permitindo diferentes formas de apropriação e aprendizado |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18 2021-04-18T23:06:38Z 2021-04-18T23:06:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222275 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651963035811840 |